Mundo
Dia da cerveja: 10 curiosidades sobre a origem e o processo de produção
Ela está presente na maioria dos eventos e confraternizações, seja no churrasco com os amigos, em refeições com a família, seja só em um domingo ensolarado em casa.
Por: Redação em 7 de agosto de 2020
Uma das bebidas alcoólicas queridinhas dos brasileiros é a cerveja. Ela está presente na maioria dos eventos e confraternizações, seja no churrasco com os amigos, em refeições com a família, seja só em um domingo ensolarado em casa. Quase todo mundo conhece seu sabor, mas nem todos sabem as curiosidades por trás da origem, do processo de produção e da popularidade da bebida fermentada. Veja a seguir:
1. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cervejas. Segundo o Anuário da Cerveja de 2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a bebida foi o produto mais registrado na pasta, com 9.950 registros, bem à frente do segundo lugar (polpa de fruta, com 2.535).
2. Por outro lado, o país que mais a consome é a República Checa, segundo a empresa Kirin. No ano de 2018, foram 156,9 litros per capita da população acima de 18 anos, enquanto o brasileiro teve um consumo médio de 55,7 litros, ficando em 29º lugar.
3. A cerveja é uma das bebidas mais antigas na história da humanidade. Os primeiros registros de fabricação foram feitos há mais de 8 mil anos, por civilizações egípcias e da região que hoje corresponde ao Oriente Médio.
4. Segundo a historiadora Jane Peyton, autora de 11 livros sobre drinques alcoólicos, cerveja era “coisa de mulher” até 200 anos atrás, por volta do início do século 19. Um estudo feito por Peyton afirmou que a bebida era vista como um alimento e fazia parte de um cardápio e, portanto, de tarefas domésticas consideradas femininas na época. Ou seja, se há tantas variações de sabores da cerveja, isso se deve às mulheres.
5. No antigo Egito, a espuma da cerveja era usada para hidratar e cuidar da pele. Na época, assim como hoje em dia, era comum realizar banhos para conferir volume aos fios, principalmente os cacheados.
6. Quem quiser nadar livremente em 24 mil litros da bebida fermentada pode ter essa experiência na piscina da cervejaria Starkenberger, dentro de um castelo no município austríaco de Tarrenz. O lugar fica a poucas horas de Munique, na Alemanha.
7. A cerveja mais forte do mundo é a Koelschip Mystery of Beer, fabricada pela cervejaria holandesa Brouwerij Koelschip, com um teor alcoólico de 70%.
8. No Japão, foi criada em 2003 uma cerveja sem álcool para crianças, chamada Kidsbeer. Ela tem o cheiro e a aparência da bebida tradicional, mas aqueles que já provaram afirmam ter gosto de refrigerante de coca.
9. Que tal se hospedar em um hotel com quartos temáticos dedicados à bebida fermentada? O Landhotel Beverland, no município alemão de Ostbevern, convida turistas a passarem uma noite em um barril, com decoração totalmente inspirada no universo cervejeiro. Outra opção de experiência é o DogHouse Hotel and Brewery, da cervejaria BrewDog, localizado no estado norte-americano de Ohio, com torneiras de cerveja e uma geladeira no quarto.
10. Você já experimentou cerveja com lactose (açúcar do leite)? Pois essa pode ser a nova tendência em bares e cervejarias, com o lançamento da Urbana Milk Brown Ale, em 2017. A adição do ingrediente proporciona um sabor doce e cremoso, já que não é fermentado pelas leveduras e fica presente até o final do processo.