Saúde

Diabetes e a visão: encontros e desencontros de um desafio constante

O diabetes que pode aparecer de uma hora pra outra trazendo algumas mudanças na forma de viver e de enxergar a vida

Por: Leonardo Oliveira em 19 de maio de 2020

A vida é feita de encontros e desencontros e ao longo dela algumas situações podem surgir como é o caso do diabetes que pode aparecer de uma hora pra outra trazendo algumas mudanças na forma de viver e de enxergar a vida.
Na recepção do consultório de um endocrinologista certa vez duas realidades bem semelhantes se encontraram. Antônio e Paulo, perto dos seus 45 anos viam-se muito preocupados e ansiosos por essa consulta pois receberam o diagnóstico recente de diabetes. Diante da novidade, o que mais os incomodava era o fato de que poderiam ficar cegos e até mesmo morrer muito jovens.

Além da conversa que tiveram, percebendo as realidades bem parecidas, foram tranquilizados e orientados quanto aos cuidados com o diabetes pelo atendimento que cada um teve com o médico. “É possível viver muito e viver bem mesmo com diabetes…”

Quase 15 anos mais tarde, graças ao tempo e mais uma consulta, eles tiveram a oportunidade de se encontrarem novamente no mesmo consultório. Mas muita coisa havia mudado desde então.
Antônio que na época era fumante e sedentário decidiu mudar de vida, largou o cigarro e procurou hábitos saudáveis no dia a dia e estava retornando para uma consulta de rotina

Já Paulo foi deixando sua apreensão e vigilância dos primeiros meses de diabetes ser progressivamente substituída pela acomodação. Não sentia-se mais doente e deixou de se preocupar com a alimentação e controle do açúcar o que acabou gerando danos à sua visão. Os problemas visuais o fizeram procurar um oftalmologista porque estavam comprometendo sua capacidade de enxergar as coisas no trabalho. Foi identificada uma complicação causada pelo descontrole do diabetes: a retinopatia diabética e indicado o retorno imediato ao endocrinologista para controlar seu açúcar.

Perceberam ali que o ponto de partida foi igual pra ambos mas naquele momento eram realidades bem diferentes e Paulo se deu conta do tempo que havia desperdiçado e o preço que estaria prestes a pagar.

O diabetes atinge, atualmente, mais de 16 milhões de pessoas no Brasil. Um dos grandes problemas é o controle inadequado da doença, que pode levar a diversas complicações crônicas como a retinopatia diabética, por exemplo.
Estima-se que diabéticos tem 25 vezes mais chance de perda visual e que após cerca de 20 anos de doença aproximadamente 75% das pessoas desenvolvem a retinopatia diabética.

No entanto, aqueles que se mantem ativos e frequentes nas consultas dos especialistas como oftalmologista, cardiologista, nefrologista, reduzem e previnem o aparecimento de complicações e até mesmo a cegueira.
Alguns encontros desagradáveis na vida nos dão caminhos distintos a escolher e o desafio é não apenas decidir, mas também manter-se firme para que mais adiante encontros mais agradáveis façam ter valido a pena a caminhada. Cuide dos seus olhos, sua melhor lembrança é aquela que você ainda vai ver.

 

Leonardo Oliveira é médico há 16 anos, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) {Insta} @drleonardooliveira  {contato} (28) 99923-5734 {facebook} @drleonardooliveira