Geral
Economia criativa do Espírito Santo para presentear neste Natal
A iniciativa tem como objetivo a circulação de histórias que preenchem os produtos de significados, desdobrando o mapa de fazeres e saberes que lembram que esses produtos nascem de viveres de pessoas; e a a valorização dos pequenos produtores capixabas
Por: Redação em 8 de dezembro de 2020
Em um ano que apresentou tantos desafios para o setor criativo decorrentes da pandemia da Covid-19, o projeto Circul.ô – Rodas Criativas de Cultura lança uma caixa presenteável para o Natal com itens de gastronomia, artesanato e arte. A iniciativa tem como objetivo a circulação de histórias que preenchem os produtos de significados, desdobrando o mapa de fazeres e saberes que lembram que esses produtos nascem de viveres de pessoas; e a a valorização dos pequenos produtores capixabas da economia criativa, contando suas histórias e processos de produção, fortalecendo-os a partir da conexão com o público do Espírito Santo para fazer circular o que o Estado tem para se apreciar com todos os sentidos.
Nesta primeira edição da Caixa Circulô, estão presentes cinco itens gastronômicos de várias regiões do Espírito Santo: Antepasto de Cogumelo Portobello da Áuria Berudio (Pedra Azul), Geleia de Cambuci da Trogon (Domingos Martins), Barbecue de Banana da Da Terra (Laranja da Terra), Mel com Gengibre da Em Parede (Vitória) e café Póde Mulheres (Muqui). Além dos itens gastronômicos, a caixa contém um porta-copos de cerâmica da artista Cida Ramaldes (Vitória).
Em um diálogo entre gastronomia, artesanato e artes visuais, a própria caixa é uma obra de arte: sua tampa é estampada com duas opções de obras de artistas capixabas convidados e se transforma em um quadro. Uma opção traz uma imagem em preto e branco do fotógrafo Leandro Queiroz e a outra uma obra da artista Yvana Belchior.
O curador gastronômico do projeto, Sandro Scardini, explica a escolha dos produtos: “fizemos uma ampla pesquisa para trazer itens de excelente qualidade, de várias regiões do Estado, e que são pouco conhecidos do próprio capixaba. São itens para despertar a criatividade na cozinha e o interesse por conhecer melhor os produtores locais, que têm um portfólio amplo e interessantíssimo. A vida de todos os produtores se mistura com o que eles fazem, o que resulta em um produto muito bem cuidado, feito de forma artesanal e sustentável, em um tempo próprio”.
Para as idealizadoras do projeto, Aparecida Torrecillas e Monique Barth, o objetivo do Circul.ô vai além do produto. “Queremos contar histórias de produtores e artistas capixabas para dar um novo sentido ao ato de produzir e consumir e mostrar que um outro jeito de fazer é possível. São histórias que trazem muito da biografia de quem faz e deslocam o foco para os saberes e fazeres. Têm também uma ligação estreita com o próprio Espírito Santo, fazendo circular as relações com a terra e a cultura de quem vive aqui”, conta Aparecida.
Monique acrescenta que a ideia de lançar a caixa como opção para o Natal busca também provocar um outro olhar para o ato de presentear: “Queremos aproveitar o final de um ano tão desafiador como 2020, que tanto nos fez refletir sobre modelos econômicos e privilégios, para sugerir um presente que contenha mais do que status e valor material, que seja uma conexão afetiva com os produtores locais e um convite a uma experiência conjunta, de mergulho nas inspirações que as histórias nos trazem”.
A Caixa Circulô está à venda por meio do site wwww.rodascirculo.com com opções de pagamento em cartão de crédito ou boleto bancário. Os estoques são limitados.
Ficha técnica Caixa Circulô
Material: Produzida em mdf em tom natural, nas dimensões 25,5cmx22,5cmx12cm.
Tampa: Ilustrada com duas opções de arte impressa.
Valor: R$175,00 (pagamento com cartão de crédito ou boleto bancário).
Entrega: em domicílio, nos dias 7, 14 e 21 de dezembro.
Perfil dos artistas convidados para fazer a arte da tampa da caixa
Leandro Queiroz
Leandro Queiroz é um artista e pesquisador da imagem e usa a fotografia e o desenho para retratar o cotidiano. Em seus desenhos, usa as linhas orgânicas em nanquim com a temática do ordinário. Em suas imagens fotográficas, tem desde 2013 uma tag no Instagram que orienta suas escolhas cotidianas: #diariovisual. É professor da Universidade de Vila Velha, graduado em Publicidade e Propaganda na Ufes, com master em Conceito e Criação pela EFTI – Espanha, e doutorando em Psicologia pela UCES.
Yvana Belchior
Yvana Belchior é pintora e co-fundadora da EmParede, uma galeria-cineclube-meliponário que mantém em sua casa no bairro Santo Antônio, em Vitória. Foi no processo pictórico que ela deu início ao entendimento do seu processo artístico e este é seu maior espaço expressivo, a partir do qual experimenta diferentes processos da arte.
Artesanato em Cerâmica
Cida Ramaldes
Artista plástica e poeta, desenvolve peças artísticas, utilitárias e joias em cerâmica e prata. Em seu ateliê, que é um quintal, reúne pessoas para ensino e aprendizagem de cerâmica, para cursos e oficinas com professores convidados, para mostras e para o Mercado de Ideias, em que promove uma curadoria de artistas e designers capixabas. Como poeta, organiza saraus e ministra oficinas de poesias.
Produtos:
- Antepasto de cogumelo Portobello Áuria Berudio
- Barbecue de Banana da Da Terra Produtos Caseiros
- Geleia de Cambuci da Trogon
- Mel com Gengibre Emparede
- Café Póde Mulheres
Mais informações para a imprensa:
Idealizadoras do projeto Circul.ô – Rodas Criativas de Cultura
Aparecida Torrecillas – (27) 98817-0717
Monique Barth – 27 99525-1184
Apoio: Tríade Comunicação – Denise Klein: (27) 99253-6191