Saúde
Emenda parlamentar viabiliza 150 cirurgias robóticas oncológicas pelo SUS
Com a emenda parlamentar do Deputado Federal Evair de Melo foi possível ampliar a oferta em mais 150 cirurgias robóticas oncológicas para pacientes do SUS. Do total, já foram realizadas 89 cirurgias.
Por: Redação em 7 de novembro de 2025

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) é o primeiro hospital fora da capital do Espírito Santo a oferecer cirurgia robótica, utilizando o robô Versius, da CMR Surgical. Ele possui braços articulados que simulam os movimentos do punho humano com grande precisão, permitindo procedimentos com menor trauma, menor sangramento, menos dor no pós-operatório e alta hospitalar mais precoce.
Para o superintendente do HECI, Wagner Medeiros Junior, a oferta de cirurgia robótica é fruto de um trabalho contínuo de investimento em tecnologia e capacitação de equipe. “O Hospital Evangélico tem um compromisso com a inovação. A robótica nos coloca em um patamar de excelência, comparável aos grandes centros do país, oferecendo tratamentos menos invasivos e mais eficientes para a população da nossa região”, destaca.
Com a emenda parlamentar do Deputado Federal Evair de Melo foi possível ampliar a oferta em mais 150 cirurgias robóticas oncológicas para pacientes do SUS. Do total, já foram realizadas 89 cirurgias.
“O diagnóstico de câncer traz consigo uma série de sentimentos difíceis e um tratamento muitas vezes longo. O câncer amedronta o paciente e fragiliza a família, mas com a oferta de um tratamento diferenciado, fortalece a autoestima. É com esse objetivo que estamos apoiando essa iniciativa,” reforça Evair de Melo.
Na opinião de Carlos Alberto da Costa, que teve seu pai Rui Pontes, atendido pelo projeto, “quando você se submete a uma cirurgia como esta, recebe uma nova oportunidade de viver com qualidade e isso não pode ser desprezado. É fantástico como a cirurgia devolve a autoestima que é perdida com a evolução da doença. Foi isso que aconteceu com o meu pai”.


