Economia

Empresa de fertilizantes investe R$ 7 milhões e amplia produção

Com o aumento da fábrica, a empresa aumentará em até 50% de sua produção, alcançando a marca de 30 mil toneladas de adubo por ano e ampliando seu mercado de atuação.

Por: Redação em 29 de maio de 2022

Pilar da economia brasileira, o setor agrícola ainda sofre com a guerra na Ucrânia devido à dependência brasileira dos fertilizantes russos. Com isso, produtos chegam mais caros aos consumidores. Com o intuito de diminuir tal dependência, a Natufert, maior empresa de fertilizantes de alto desempenho com base orgânica do Espírito Santo, está investindo R$ 7 milhões na expansão de sua área fabril.

Com o aumento da fábrica, a empresa aumentará em até 50% de sua produção, alcançando a marca de 30 mil toneladas de adubo por ano e ampliando seu mercado de atuação. Atualmente a empresa de Ibatiba atende o Estado, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Sul da Bahia. Vale lembrar que a empresa produziu em 2021 20 mil toneladas.

Somado às dificuldades de importação, a cadeia produtiva de adubos é extensa e isso foi mais um ponto motivador para a expansão da empresa. “A indústria entrega com prazo de seis meses porque a logística é feita por navios. Além disso, embarcar e desembarcar nos portos é algo muito concorrido e burocrático, ou seja, o processo é demorado. Assim é fundamental ter mais independência na produção de fertilizantes”, destaca o fundador da Natufert, Mauricio Cota.

O empresário explica que 50% da matéria-prima utilizada na produção dos fertilizantes da Natufert vêm de fornecedores do Estado. “Usamos insumos das granjas de Santa Maria de Jetibá e do entorno de Ibatiba. Outras empresas compram de fora. Esse é um grande diferencial nosso!”.

Mauricio destacou ainda que a expansão da fábrica, que começou em janeiro deste ano, deve ser finalizada no primeiro trimestre do ano que vem. Com isso, cerca de 20 vagas de emprego devem ser criadas. “São oportunidades para trabalhar na fábrica, com as máquinas”, diz.