Decoração

Esquadrias coloridas e com texturas para inovar na decoração

A profissional ressalta que as tonalidades e texturas podem ser aplicadas tanto em projetos mais modernos e inovadores como também nos clássicos, porém é preciso estar atento na hora de associar o design do perfil da esquadria ao estilo seguido pelo ambiente.

Por: Redação em 29 de setembro de 2020

 

Seja de PVC ou com aspecto de madeira, as esquadrias são soluções criativas, charmosas e funcionais para integrar ambientes, contribuir com a ventilação e acústica dos cômodos, além de proporcionar uma iluminação natural para o lar. Elas podem aparecer em quartos, salas, banheiros e até adegas. Com diversas possibilidades de aplicação e combinações, o item se tornou tão imponente no mundo da arquitetura e design, que agora ganha novas versões: cores e texturas variadas.

De acordo com a arquiteta e empresária Roberta Drummond, da Innovare Esquadrias, mesmo que os tradicionais branco e metalizado ainda tenham seu espaço cativo, a aplicação de cores às esquadrias vem ganhando destaque nos novos projetos, proporcionando ainda mais originalidade e personalização aos ambientes. “No mercado, já encontramos paletas de cores que imitam madeira, bem como tons de bronze, cinza, corten e preto para dar acabamento a portas e janelas. O preto, aliás, tem sido uma das cores mais aplicadas nos perfis das esquadrias”, ressalta.

A irreverência das texturas não fica de fora dessa nova tendência em esquadrias. Drummond destaca que há opções que vão do corten texturizado aos estilos cerejeira e linheiro, que transmitem o charme e sofisticação do aspecto da madeira, mas a matéria-prima utilizada é PVC.

 

A profissional ressalta que as tonalidades e texturas podem ser aplicadas tanto em projetos mais modernos e inovadores como também nos clássicos, porém é preciso estar atento na hora de associar o design do perfil da esquadria ao estilo seguido pelo ambiente.

De olho nas cores!

Dentre a vasta cartela de tonalidades e texturas de esquadrias oferecida, algumas vieram para ficar. Conheça as principais e veja dicas para aplicar em seu projeto.

Bronze – A tonalidade que já é sensação em itens decorativos como luminárias e móveis, agora também estampa perfis de esquadrias e dá um ar requintado ao projeto. Combina com tons claros e sutis.

Corten – A reprodução do famoso aço corten (efeito enferrujado) é uma das tendências mais fortes. Seu tom marrom escuro combina tanto em projetos mais clássicos, quanto mais modernos.

Cinza e Preto – Neutros, porém sinônimos de elegância, são fáceis de harmonizar com o restante da arquitetura e decoração dos espaços. Em alta tanto para ambientes internos quanto externos, valorizam especialmente fachadas.

Amadeirados – O design de PVC com acabamento amadeirado pode ser aplicada em locais sujeitos a calor e umidade, e uma das vantagens é a durabilidade. Ideal para os projetos com toques rústicos, mas requintados.