Educação

Faculdade beneficia diversas pessoas com intervenções sociais no Estado

Desde que o projeto começou, em 2019, diversas pessoas já foram direta e indiretamente beneficiadas por ações dos estudantes na Grande Vitória e interior

Por: Redação em 18 de fevereiro de 2020

É certo que os serviços gratuitos que as instituições já oferecem há alguns anos, como os jurídicos e psicológicos, ajudam uma boa parcela da população. Mas, o maior desafio agora é como auxiliar, ainda mais, na melhoria de vida das pessoas e, ao mesmo tempo, formar uma consciência social e cidadã nos jovens estudantes.

A Faculdade Multivix tem conseguido beneficiar diversas pessoas através uma disciplina obrigatória criada chamada Prática de Extensão Interdisciplinar (PEI), que consiste em ampliar o aprendizado dos alunos da sala de aula tradicional, através do engajamento na elaboração de propostas de intervenção na realidade que atenda às necessidades da sociedade.

Esse projeto é uma forma de tornar concreta essa formação solidária. Desde que começou, em 2019, diversas pessoas já foram direta e indiretamente beneficiadas por ações. Um bom exemplo foi a denúncia de alunos de Direito da Multivix Nova Venécia sobre a violação de direitos constitucionais, devido à falta de saneamento básico na localidade de Vargem Alegre, distrito de Barra de São Francisco. Também tem destaque a discussão que alunos de Direito da Multivix Cachoeiro levantaram, ao apresentarem um projeto na Câmara Municipal do município, sobre acessibilidade e mobilidade.

A extensão universitária é uma ação que promove ensino, pesquisa e impacto transformador na comunidade em geral. A disciplina apresenta um modelo educativo diferenciado, pois promove experiências de aprendizagem com foco na aplicação do conhecimento. Para isso, utiliza metodologias ativas, possibilitando aos estudantes a oportunidade de entrarem em contato com a realidade e identificarem, junto à comunidade, problemas e situações relevantes, fazerem reflexões críticas e proporem alguma intervenção.

As atividades de extensão universitária são tão importantes no currículo quanto estágio e pós-graduação. Elas resolvem problemas de um público externo ao mesmo tempo em que assumem caráter educativo na faculdade.

Conheça alguns resultados que a disciplina já deu:

  • Alunos de Direito da Multivix Nova Venécia denunciaram a violação de direitos constitucionais pela falta de saneamento básico na localidade de Vargem Alegre, distrito de Barra de São Francisco.
  • Estudantes de Direito Multivix Cachoeiro discutiram e apresentaram projeto na Câmara Municipal do município sobre acessibilidade e mobilidade.
  • Alunos de Nutrição da Multivix Serra fizeram apresentações sobre Pirâmide Alimentar na escola Manoel de Souza, em Campinho da Serra.
  • Alunos do curso de Nutrição da Multivix Serra produziram horta para ajudar na alimentação de idosos de um asilo.
  • Alunos de Psicologia da Multivix Cachoeiro fizeram intervenções no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS – Zumbi), Hospital Evangélico e Escola Agrícola.
  • Alunos de Biomedicina da Multivix Vitória deram orientações sobre Diabetes e Hipertensão.

 

Objetivos da Disciplina de Extensão Interdisciplinar

  • Contribuir para a construção de uma nova realidade docente e discente que vá além das notas e exercícios formais, comumente usados nas faculdades como forma de avaliação e formação;
  • Estimular a criatividade, a inovação, o espírito empreendedor e a cidadania nos alunos;
  • Estimular o encontro e o respeito às diferenças;
  • (Trans)formar os alunos, em uma perspectiva empreendedora, para atuarem em suas ocupações no mercado, independentemente de sua escolha profissional (dono do próprio negócio, empregado, voluntário…);
  • Estabelecer-se na instituição de ensino como uma espécie de laboratório que estimule a descobrir seus talentos, respeitar as diferenças encontradas dentro do grupo a que pertence e na comunidade a ser atendida.