Religião

Festa da Penha acontece no formato híbrido em 2022

tema faz alusão tanto ao início da retomada quanto à cautela que ainda é preciso ter neste período de pandemia. A Festa da Penha é considerada a maior festa religiosa do Estado do Espírito Santo

Por: Redação em 9 de dezembro de 2021

A 452ª edição da Festa da Penha vai ser realizada em formato híbrido, entre os dias 17 e 25 de abril de 2022, com o tema “Saúde dos enfermos, rogai por nós”. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (08), no Convento da Penha, em Vila Velha. O tema faz alusão tanto ao início da retomada quanto à cautela que ainda é preciso ter neste período de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A Festa da Penha é considerada a maior festa religiosa do Estado do Espírito Santo e a terceira maior festa mariana do Brasil.

A celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo é um forte indutor de turistas para o Estado movimentando a economia local. “O anúncio de mais uma edição desta festa, tão especial para os capixabas, conta com apoio do Governo do Estado, que espera que, com avanço da vacinação, a programação prevista possa acontecer de forma segura, possibilitando a participação dos fiéis”, disse secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

Ela enfatizou a importância e o empenho da comissão organizadora em proporcionar aos fiéis as formas possíveis de participação, seja on-line ou

presencial. Atualmente, os organizadores trabalham na composição de uma programação com alcance cultural e religioso não só em Vila Velha, onde está localizado o Convento da Penha, mas também em outras partes do Estado, durante o Oitavário.

“As autoridades é que vão nos acenar o formato da festa. Estamos nos programando para diversos cenários possíveis. Vamos ter atrações musicais e elas serão transmitidas nas redes sociais. Se terão público presencial e em que quantidade, isso será definido conforme as restrições recomendadas, ou não, pelas autoridades entre os dias da festa”, ressaltou o padre Renato Criste.

“Também manteremos o programa Salve Mãe das Alegrias, com alcance maior de convidados e apresentadores. Pretendemos levar a imagem da Santa a mais municípios, a exemplo do que foi feito na última edição, quando Nossa Senhora foi levada ao Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. Em breve, vamos anunciar a programação. O importante é que os fiéis fiquem tranquilos, pois teremos a Festa da Penha da melhor e mais segura forma possível”, frisou o padre Renato Criste.

 Marca

A arte da Festa da Penha 2022 traz Nossa Senhora com os meninos Jesus aos braços pintada em aquarela. A ilustração, que vai estar em peças de divulgação do evento, remete aos novos tempos de esperança e alegria e também relembra a obra que deu origem à história do Convento: a tela trazida pelo Frei Pedro Palácios.

“A Mãe nos incentiva a não perdermos a esperança e a não permanecermos somente nas dores. Essa é a mensagem que queremos passar nas homenagens à Nossa Senhora das Alegrias, em 2022”, disse o Frei Pedro de Oliveira.

Em 1558, Frei Pedro Palácios, vindo de Portugal, trouxe para Vila Velha um quadro de Nossa Senhora das Alegrias e, numa gruta ao pé da montanha, reunia moradores da região, escravos e indígenas para rezar diante da pintura.

Segundo a história, esse quadro sumiu várias vezes para sempre reaparecer no alto do morro. Pedro Palácios, então, entendeu que deveria construir uma capela no topo do morro e mandou vir de Portugal uma imagem que logo ficou conhecida como Nossa Senhora da Penha, nome dado pelo povo por causa da localização da igreja: Penha significa pedra, rochedo.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Festa da Penha.