Saúde
Festas sem culpa: nutricionista dá dicas para evitar excessos e curtir o fim de ano
Para cuidar da saúde, especialistas recomendam cuidado para evitar excessos e não transformar o fim de ano em problemas para a saúde. É possível aproveitar ao máximo a festança sem desequilibrar o organismo.
Por: Redação em 26 de dezembro de 2022
Nutricionista da Unimed Sul Capixaba, Adriana Sarzedas
As festas de fim de ano são um convite aos encontros e confraternizações, e geralmente estão acompanhadas de várias opções de pratos típicos, alimentos e bebidas diversos. Entretanto, para cuidar da saúde, especialistas recomendam cuidado para evitar excessos e não transformar o fim de ano em problemas para a saúde.
Seguindo algumas dicas, é possível aproveitar ao máximo a festança sem desequilibrar o organismo, para poder comemorar sem muita culpa depois. A nutricionista da Unimed Sul Capixaba, Adriana Sarzedas, lembrou que se não houver cuidados para evitar os excessos seguidos nas festas de fim de ano, o organismo levará algumas semanas para se equilibrar novamente.
“Gastamos mais tempo para voltar ao ritmo normal do que para abusar nos dias de festa. Portanto, é preciso pesar o que vale a pena”, alertou a nutricionista.
Para curtir as confraternizações sem peso na consciência, ela lembrou que é preciso manter uma boa hidratação, escolher opções que realmente deem prazer sem abusar da quantidade e evitar o excesso de alimentos gordurosos e embutidos, devido também à quantidade de sódio (sal).
Além disso, a especialista alerta para o consumo consciente de bebidas alcoólicas, evitar o excesso de doces e manter a rotina de exercícios físicos – se possível, até os intensificando nessa época, já que a quantidade de calorias e gorduras consumidas tende a aumentar.
Caminhada orientada
Para aqueles que desejam começar 2023 de forma mais saudável após as festas, a Unimed Sul Capixaba oferece a Caminhada Orientada, parte do projeto Movimento Saúde, com o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos.
A atividade é realizada na avenida Beira Rio em Cachoeiro de Itapemirim, sendo gratuita e aberta à comunidade da região. Em 2023, a Caminhada Orientada será retomada no dia 9 de janeiro, ocorrendo de segunda a quinta-feira, das 6h às 8h40.
O educador físico Wellington Moro, que faz o acompanhamento dos participantes da caminhada, explicou que os participantes são avaliados ao iniciar os exercícios, e recebem ainda orientações sobre alongamento e musculação. Eles também são reavaliados bimestralmente para constatar a evolução e os objetivos de cada um durante o exercício.