Cultura
Festival Arte na Comuna movimenta Vargem Alta com arte de rua na Estação Ferroviária
A programação inclui uma diversidade de expressões culturais, mesclando artes visuais, dança, música e, principalmente, elementos da cultura hip hop, como batalhas de rima, graffiti e apresentações de dança urbana.
Por: Redação em 9 de outubro de 2025

Após o sucesso da edição de 2024, realizada na Praça Alberto do Carmo, o Festival Arte na Comuna retorna para transformar a Estação Ferroviária de Vargem Alta em um grande palco de cultura, no dia 11 de outubro de 2025.
Idealizado para valorizar a arte de rua e democratizar o acesso à cultura, o festival contará com apresentações artísticas, oficinas e atividades voltadas para a comunidade, com atenção especial ao público das instituições de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A programação inclui uma diversidade de expressões culturais, mesclando artes visuais, dança, música e, principalmente, elementos da cultura hip hop, como batalhas de rima, graffiti e apresentações de dança urbana. O evento busca fortalecer o sentimento de pertencimento, estimular a criatividade e oferecer experiências transformadoras para moradores e visitantes.
O projeto foi contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), por meio de recursos do Funcultura e PNAB, e conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Vargem Alta, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, fortalecendo o compromisso do município com a promoção da arte e da cultura.
Além das oficinas e apresentações, o festival deixa um legado permanente para a comunidade, combinando aprendizado e o embelezamento do espaço público. Um exemplo marcante é a imagem da Saira Apunhada, criada pelo artista Mosca, que integra a intervenção urbana e enriquece o patrimônio cultural local, sendo uma figura marcante na Praça Alberto do Carmo.
Natalie Mirêdia recentemente idealizou a Oficina Brincarte, promovendo criatividade e sustentabilidade em Vargem Alta
Entre os dias 15 e 17 de julho, o município de Vargem Alta recebeu a Oficina Brincarte, idealizada por Natalie Mirêdia, uma vivência prática voltada para estimular o potencial criativo do público infantil e adolescente. A atividade aconteceu com as crianças, jovens e adolescentes do Abrigo Glauber Coelho, proporcionando experiências lúdicas e experimentais com materiais de arte em diálogo com a sustentabilidade e o meio ambiente.
A oficina teve como objetivo refletir sobre os potenciais criativos dos materiais como ferramentas de transformação do olhar e da inteligência, expandindo a percepção de mundo por meio da produção artística e promovendo uma nova relação entre ser, arte e natureza.
O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, repassados pela Prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, reforçando o compromisso do município com ações culturais inclusivas e de formação artística.
A iniciativa despertou entusiasmo entre os participantes, que puderam experimentar, criar e expressar suas ideias, estimulando a imaginação, a percepção sensorial e a consciência ambiental de forma integrada e divertida.
Biografia de Natalie Mirêdia
Natalie Mirêdia é residente de Vargem Alta, Espírito Santo, e mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Produção e Gestão Cultural pela SP Escola de Teatro. Seu trabalho se desenvolve a partir do pensamento das artes integradas, mesclando artes visuais, cultura popular, performance e culturas urbanas. Para ela, o agente cultural deve saber encontrar o elo entre as muitas linguagens e exercer seu papel multiplicador dentro da comunidade.
DEFENSORA DA ARTE E CULTURA em Vargem Alta, especialmente diante da carência de recursos e investimentos na área, Natalie assina e coordena projetos que movimentam a cidade culturalmente e fortalecem o ecoturismo local, como o Atelier Murundu, o Festival Arte na Comuna (dedicado à cultura hip hop) e o Projeto CineEma de cinema ambiental. Além disso, realiza diversas oficinas de artes visuais, capoeira, graffiti, dança de rua, escrita criativa, artesanato, reciclados e animação, voltadas para escolas e instituições como o Abrigo Glauber Coelho, CREAS e CAPS.
Com mais de 10 anos de experiência como produtora cultural, Natalie busca potencializar sua prática no coletivo. Já participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, além de residências artísticas, como o PROYECTO ACE (Argentina) e a Residência Artística Capivara (Serra da Capivara). Também realizou cursos e apresentações na Europa por meio do edital de circulação e intercâmbio da Secult e possui formação de Agente Cultural pelo Senac São Paulo.
Serviço:
Local: Estação Ferroviária de Vargem Alta
Data: 11 de outubro de 2025
Atividades: Oficinas, apresentações artísticas e intervenções urbanas