Cultura

Festival Cine.Ema divulga vencedores do concurso de Fotografias

Com o tema “A natureza ao seu redor”, o concurso selecionou fotografias feitas por celular, vídeos de um minuto e histórias em formato de redação, crônica, conto, poesia ou texto livre. O concurso faz parte da edição reformulada do festival que, este ano, foi realizado on-line.

Por: Redação em 9 de outubro de 2020

O Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo (Cine.Ema_ edição Reserva) divulgou os vencedores do concurso que envolveu professores e estudantes matriculados em escolas públicas e privadas, localizadas na região das Montanhas Capixabas.

Com o tema “A natureza ao seu redor”, o concurso selecionou fotografias feitas por celular, vídeos de um minuto e histórias em formato de redação, crônica, conto, poesia ou texto livre. O concurso faz parte da edição reformulada do festival que, este ano, foi realizado on-line, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Os mais de 800 trabalhos inscritos foram avaliados por um júri profissional, composto pela fotógrafa e professora universitária Zanete Dadalto, o cineasta Gui Castor e o diretor e professor de Literatura Ériton Berçaco.

Os vencedores ganharam smartphones, caixas de som e tablets. Professores e escolas com maior número de inscritos foram premiados com um kit multimídia composto por computadores, câmera fotográfica e smartphones.

Entre os vencedores estão alunos e professores das seguintes unidades: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, de Afonso Cláudio; EEEFM José Roberto Christo, de Afonso Cláudio; EEEFM José Giestas, de Afonso Cláudio; EEEFM Eugênio Pinto Sant’Anna e EEEFM Ponto Alto, de Domingos Martins; EEEFM Victorio Bravim, de Marechal Floriano, e EEEFM Agostinho Agrizzi, de Vargem Alta.

O Cine.Ema

O Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo – Cine.Ema é um projeto cultural multiplataforma, cujo objetivo é gerar consciência ambiental por meio do cinema, com difusão e premiação de obras audiovisuais. Inspirado na Pedra da Ema, ícone paisagístico e natural do distrito de Burarama e no significado universal da Ema, mãe natureza, o evento foi realizado pela primeira vez em 2015.

O projeto promove atividades formativas para crianças e adultos de comunidades que margeiam patrimônios naturais brasileiros, além de seminários ambientais reflexivos e temáticos que envolvem os desafios sustentáveis do nosso tempo. O Cine.Ema integra a rede de realizadores de festivais ambientais do Brasil e é o único festival de cinema anual com este recorte temático a ser realizado no Espírito Santo.

O Cine.Ema é uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cidadania, com o patrocínio da BRK Ambiental e do Grupo Águia Branca.

Conheça os vencedores:  https://drive.google.com/drive/folders/1pkG1KkNijp9gjkpMShUKfwAH52fvih54?usp=sharing