Economia

Findes e ACT!ON juntas na campanha Transformação Digital

O resultado dessa ação será a criação de um portfólio de serviços, produtos e soluções de tecnologia para vários setores do mercado. O objetivo é conectar os produtos e soluções tecnológicas com as demandas do mercado.

Por: Redação em 2 de setembro de 2020

A Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON), em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), está realizando uma grande ação de mobilização do setor de tecnologia do Espírito Santo. A campanha com o tema “Transformação Digital – O caminho para novas oportunidades”, foi lançada oficialmente no dia 20 de agosto, durante evento online realizado pela ACT!ON. O encontro contou com a presença da presidente da Findes, Cris Samorini.

O objetivo é conectar os produtos e soluções tecnológicas com as demandas do mercado, principalmente, aquelas que surgiram a partir das necessidades geradas pela pandemia do novo coronavírus. O resultado dessa ação será a criação de um portfólio de serviços, produtos e soluções de tecnologia para vários setores do mercado capixaba.

Na sua primeira fase, será realizado um levantamento, junto às empresas de tecnologia, para a construção de uma base de dados com os produtos e soluções desenvolvidas por empresas do Estado. E você pode participar clicando aqui. Já em uma segunda etapa, o portfólio será apresentado ao mercado, em seus diversos segmentos e regiões, com o propósito de promover negócios e, principalmente, o fortalecimento das empresas por meio do uso da tecnologia.

A partir de fevereiro de 2020, o mundo passou por uma pressão por mudanças nunca vista. A crise causada pela pandemia do novo coronavírus impôs uma verdadeira reprogramação do software coletivo de trabalho, comportamento, negócios e relacionamento das pessoas e empresas.

Com o consumo em queda, a incerteza da normalidade, o desemprego e o número de casos da Covid-19 em evolução, as empresas viram-se diante de uma nova realidade: o chamado por muitos de “o novo normal”. E é neste contexto que as mudanças, necessárias e imediatas para as empresas de todos os portes e segmentos, que gestores estabeleceram seus objetivos: a sobrevivência dos negócios.

 

Presidente da Findes, Cris Samorini.

“Ficou claro neste cenário, e vários exemplos aparecem diariamente para comprovar, que as empresas que estavam mais bem preparadas para enfrentar e superar a crise foram aquelas que já haviam realizado movimentos em direção à Transformação Digital. O uso da tecnologia da informação para suportar processos de produção, vendas online e distribuição, por exemplo, tornou-se um fator crucial para os resultados que essas empresas conseguiram obter”, destaca Emílio Augusto Barbosa, diretor-presidente da ACT!ON.

Emílio lembra que a crise deixará sequelas, muitas empresas estarão em condição de desigualdade em relação às concorrentes. Para ele, é preciso acelerar as conexões e promover o encontro da demanda com a oferta, preferencialmente, entre empresas do nosso estado.

“Temos um setor de tecnologia forte, inovador, com soluções sendo comercializadas para o Brasil e o mundo e estas soluções precisam estar também nos computadores das empresas capixabas”, conclui.

 

Emílio Augusto Barbosa, diretor-presidente da ACT!ON

 

Pandemia

A ACT!ON, desde o início da pandemia, tem trabalhado as ações estratégicas para contribuir com o mercado a superar a crise. Inicialmente, o principal foco foi manter as conexões do mercado e sensibilizar empresários de todos os segmentos da importância de garantir a manutenção de parcerias para superar o desafio. Assim, aumentar a capacidade para sair do outro lado da crise.

Para entender melhor o momento e as dificuldades do mercado, a pesquisa ACT!ON, realizada em maio de 2020, detectou as dificuldades, o esforço empresarial em manter seus quadros funcionais e a confiança do setor de tecnologia em superar a crise. Outro dado importante foi a percepção da realidade das empresas que já vinham no caminho da Transformação Digital, o que motivou a ACT!ON a buscar parcerias para ajudar as outras empresas a promoverem as suas transformações e aumentar as possibilidades de superar o desafio e conquistarem novos mercados.

Em sua fala no lançamento da campanha, durante evento da ACT!ON, a presidente da Findes, Cris Samorini, destacou que é preciso acelerar o processo de transformação das indústrias, uma das ações, nesse sentido, é a criação do Comitê da Transformação Digital.

“É muito importante divulgar o que temos, dentro do Espírito Santo, para acessar. Precisamos minimizar os esforços, enxergar os acessos e, principalmente, onde as conexões devem acontecer”, observa Cris Samorini.

A presidente da Findes reforça o compromisso em divulgar e valorizar o produto capixaba, para ela, a campanha Transformação Digital é um dos pilares assumidos no plano de trabalho da Findes. Samorini lembra que além do desafio de acelerar a agenda nacional, hoje, é preciso transformar as empresas. Essa mudança está acontecendo agora e a transformação digital oferece oportunidades de negócios e uma retomada à normalidade mais veloz.

“O trabalho da ACT!ON é uma excelente prestação de serviço para a sociedade do Espírito Santo. O produto capixaba não é só o que consumimos, como alimentos e bebidas, mas o que consumimos no dia a dia e torna as nossas vidas empresariais mais eficientes”, finaliza.

 

Conceito

A transformação digital se resume à transição de um modelo de negócio baseado no “mundo físico” para o “mundo digital”. Esse processo, que usa a tecnologia para ampliar os resultados positivos, aumenta, também, o desempenho e a eficácia empresarial.

Por ser o setor que cuida da tecnologia nas organizações, a área de TI é o braço da inovação do negócio, tem o objetivo de aprimorar as operações, processos e serviços. Foi o setor que enxergou na reprogramação do software coletivo oportunidades e, também, a necessidade de ser a conexão facilitadora para o processo. Pensar e inovar o modelo de negócio como um poderoso combustível para se implementar os ajustes e preparar as empresas para a Transformação Digital.