Saúde
Fonoaudióloga oferece dicas e cuidados antes e durante a amamentação
A iniciativa faz parte da série Maternidade na Prática, que inclui vídeos com recomendações oferecidas por profissionais da Maternidade Unimed e divulgados nos canais digitais de comunicação da operadora de saúde.
Por: Redação em 24 de julho de 2020
A amamentação é um assunto que traz dúvidas e insegurança para muitas gestantes. Para orientar as famílias sobre os cuidados que as mamães podem ter nesse momento tão importante, a fonoaudióloga e consultora em amamentação da Unimed Sul Capixaba, Verônica Dardengo Gava, listou alguns mitos e verdades que envolvem a amamentação. A iniciativa faz parte da série Maternidade na Prática, que inclui vídeos com recomendações oferecidas por profissionais da Maternidade Unimed e divulgados nos canais digitais de comunicação da operadora de saúde.
Segundo a fonoaudióloga, um dos mitos mais comuns relativos à amamentação envolve o colostro, leite que sai do seio materno na primeira mamada do bebê. A profissional destaca que algumas mães podem perceber a saída do colostro já a partir da 16ª semana de gestação, mas que isso não tem relação com a capacidade de amamentação. “O corpo da gestante sofre mudanças hormonais e a maioria delas estão ligados ao aleitamento materno. A não saída do colostro nesse período não significa que a mulher não vai amamentar, pois também é necessário a sucção do bebê como estimulação para que isso ocorra na maioria dos casos”, destaca Verônica Dardengo.
Fonoaudióloga e consultora em amamentação da Unimed Sul Capixaba, Verônica Dardengo Gava
A fonoaudióloga alerta que também é importante que as mães estejam atentas a produtos que prometem preparar as mamas para a amamentação, mas que, muitas vezes, não fazem efeitos ou podem até prejudicar o aleitamento. “As mães tem diferentes formas de mamas e mamilos. Há acessórios, por exemplo, vendidos para exteriorizar mamilos planos, que ao serem retirados das mamas permitem que os mamilos retornem ao seu formato de origem. Também existem produtos, como pomadas e hidratantes, que prometem prevenir fissuras e outros traumas mamilares, mas que podem deixar as mamas mais sensíveis e finas”, destaca.
Verônica acrescenta que em situações como essas, a sucção do bebê com uma pega correta e exercícios antes e nos intervalos das mamadas são as soluções mais adequadas para a exteriorização dos mamilos e evitar fissuras durante a amamentação. “O Ministério da Saúde, por exemplo, recomenda apenas o banho de sol nas mamas, por cerca de 10 minutos, com o sol da manhã. É fundamental destacar que o próprio corpo da mulher se encarrega em fazer o preparo para a amamentação”, finaliza.
De acordo com a coordenadora da linha materno infantil da Unimed Sul Capixaba, a médica Grazielle Grillo, além da série de vídeos Maternidade na Prática, a Maternidade Unimed também vem realizando lives pelo Instagram da Unimed Sul Capixaba, a cada 15 dias. “Oferecemos ainda uma visita virtual à nossa Sala de Parto e ao Centro Cirúrgico feita por vídeo chamada com uma enfermeira, que apresenta a estrutura e os equipamentos disponíveis e responde às principais dúvidas das gestantes”, enfatiza. A visita pode ser agendada de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone (28) 99993-1502.