Economia
Fórum IEL de Gestão 2024 destaca a importância da liderança transformadora
O primeiro dia do evento que aconteceu nesta quarta-feira (30) reuniu empresários, executivos e gestores capixabas para debater sobre liderança com a palestra do Ram Charan
Por: Redação em 30 de outubro de 2024
A liderança eficaz é um fator determinante na construção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos. Líderes bem preparados não apenas inspiram ações, mas também apoiam suas equipes na obtenção de melhores resultados. Com esse conceito, o Fórum IEL de Gestão trouxe como tema deste ano ‘Leadership: Inovação, Influência e Resultados’. O primeiro dia, realizado nesta quarta-feira (30) no Ilha Buffet, em Vitória, levou os participantes a refletirem sobre os novos desafios dos líderes com a palestra do Ram Charan, uma referência mundial no universo dos negócios.
Em sua fala na abertura do evento, o presidente da Findes, Paulo Baroana, ressaltou a necessidade de um diálogo profundo sobre liderança e desenvolvimento socioeconômico. “O nosso Estado, com sua rica diversidade e potencial de crescimento, precisa de líderes que não apenas compreendam as complexidades do mercado atual, mas que também estejam comprometidos em nortear o crescimento sustentável de norte a sul do Estado”, destacou.
Baraona ainda completou afirmando que as lideranças têm um papel fundamental nesse processo. “É por meio delas que podemos construir times coesos, engajados e de alta performance, e capazes de entregar resultados que impactem não apenas nossas empresas, mas a sociedade como um todo”, disse.
O diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima, destacou a importância da participação das lideranças empresariais, públicas e do terceiro setor, ávidas por conhecimento. “Essa é uma oportunidade única de receber uma das maiores referências de liderança no mundo. Esse evento [o Fórum IEL de Gestão] marca o posicionamento do IEL em trazer o que há de melhor em gestão para o Espírito Santo”.
O governador do Estado, Renato Casagrande, também esteve presente no evento. Em sua fala reforçou o compromisso do governo capixaba com a criação de um ambiente de negócios favorável. “Reunir pessoas que geram emprego e renda é essencial. Estamos avançando cada vez mais em soluções de desenvolvimento do Espírito Santo e a presença de autoridades como o Ram Charan nos conecta com tendências mundiais, além de fortalecer nossa cultura de comércio internacional”, afirmou.
Identificação e desenvolvimento de talentos como chave para o sucesso
Em sua palestra, Ram Charan, autoridade global em liderança empresarial, afirmou: “A liderança e o talento são as únicas vantagens competitivas no mundo. Temos a capacidade de formar um grupo excepcional de líderes e talentos”.
O consultor ressaltou ainda a importância de identificar e cultivar habilidades, afirmando: “O verdadeiro desafio reside em descobrir essas habilidades e oferecer oportunidades para que elas se desenvolvam”. Charan também destacou que “a tecnologia é uma aliada fundamental na geração de novas ideias, e é essencial reconhecer o potencial que nos cerca, criando condições propícias para seu crescimeno”.
Lançamento do Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo
Durante o evento desta quarta-feira (30), foi lançado o Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo, que chega em sua 28ª edição trazendo conteúdos sobre o desempenho financeiro das empresas e dos grupos empresariais com operações no Estado. Em 2023, a receita operacional líquida (ROL) das 200 maiores companhias ultrapassou os R$ 182 bilhões.
Marcelino Bellardt recebeu na ocasião o prêmio de Liderança Destaque no Anuário IEL 200 Maiores Empresas no ES, um reconhecimento inédito na história do Fórum. “Ser reconhecido como uma liderança de destaque é uma honra que compartilho com toda a minha equipe. É uma alegria receber esse destaque, principalmente por estar representando a área que leva alimentos para diversos varejos e consumidores”, afirmou Bellardt.
O Fórum IEL de Gestão é realizado pelo IEL-ES e pela Findes e conta com o patrocínio do IEL Nacional, Sicoob, Rede Vitória, Caixa Econômica Federal, Maely, Marcopolo, Sebrae, Cedisa, Grupo Águia Branca, Vale, Banestes, Faesa, Garoto, Javé Construtora, Le Card, Linhares Geração, Nater Coop, Refrigerantes Coroa, Time Now Engenharia S/A, Unimed, Vports. E tem o apoio institucional do Cim Noroeste, ABRHES, Fucape, FIAP, IBGC, Sesi e Senai.