Saúde

Hemoes registra baixa no estoque de sangue e precisa de doações

A unidade tem disponível quatro bolsas de A-, 22 de A+, uma de AB- e cinco de O-. Para manter o atendimento regular no Estado no período de 11 dias, é necessário que haja, no mínimo, cinco bolsas de sangue A negativo, 30 de A positivo, duas de AB negativo e nove de O negativo.

Por: Redação em 23 de outubro de 2020

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) registrou, nessa quinta-feira (22), baixo estoque dos tipos sanguíneos A+, A-, AB- e O-. Esse cenário é consequência das baixas doações que têm acontecido nos últimos dias.

Atualmente, a unidade tem disponível quatro bolsas de A-, 22 de A+, uma de AB- e cinco de O-. Para manter o atendimento regular no Estado no período de 11 dias, é necessário que haja, no mínimo, cinco bolsas de sangue A negativo, 30 de A positivo, duas de AB negativo e nove de O negativo.

A diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, ressalta que para manter um estoque ideal é importante que a sociedade abrace a campanha de doação de sangue e seja doador regular.

“É de extrema importância ter doadores regulares, pois eles ajudam a manter os estoques estáveis e fazem com que pessoas que necessitam de transfusão regulares ou aqueles que passam por enfermidades transitórias sejam salvas”, disse Marcela Murad.

Campanha “Doe sangue e compartilhe”

Como estratégia para estimular a doação de sangue, a Secretaria da Saúde (Sesa) está lançando a campanha “Doe sangue e compartilhe”. A campanha oferece informações sobre locais de doação, quem pode doar e os cuidados após a doação de sangue.

Doações de sangue na pandemia

Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus.

“Limitamos o número de pessoas dentro das unidades e vale reforçar que as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus só podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas”, explicou a diretora do Hemoes.

Onde doar

– Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe | Telefone: (27) 3636-7920

– Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) | Telefone: (27) 3218-9429

– Hemocentro de Linhares

Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000

– Hemocentro de Colatina

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2800

– Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954