Saúde

HIFA 50 anos: documentário histórico conta trajetória da instituição

O curta-metragem com pouco mais de seis minutos conta a história antes mesmo da edificação do prédio, quando foi pensado pelos jovens da Mocidade da Casa Espírita “Jerônymo Ribeiro” até os dias de hoje.

Por: Redação em 3 de julho de 2021

Presidente Winston Roberto

 

No dia 29 de junho, data em que é comemorado 50 anos do Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, HIFA, foi lançado um documentário histórico e emocionante. O curta-metragem com pouco mais de seis minutos conta a história antes mesmo da edificação do prédio, quando foi pensado pelos jovens da Mocidade da Casa Espírita “Jerônymo Ribeiro” até os dias de hoje.

Nomes que contribuíram com a história fizeram parte da produção como: Dona Jandyra Rodrigues Pinheiro, que esteve à frente da instituição até 2003 e hoje é Presidente de Honra; Celmo de Freitas, atual presidente da Casa Espírita “Jerônymo Ribeiro”, que abriu as portas do Centro e resgatou atas, fotos e ajudou a dar vida as lembranças; o Sr. Ernani Carlos Galvão, conselheiro mais antigo e único que está presente desde a fundação do hospital atuando de forma voluntária; Dra. Rosimeri Salotto que atua na instituição há 32 anos; além do superintendente Jailton Alves Pedroso e o presidente Winston Roberto, que contaram como foi assumir do HIFA.

“50 anos não é fácil. Desses eu já tenho 15 anos nesta administração e é gratificante demais ver o desenvolvimento do hospital. Assim como ver a parceria que a cidade nos dá, a credibilidade que temos, o Conselho forte que nos ajuda e nos dá voz onde nós estivermos. Tudo isso faz o hospital crescer. É ainda mais emocionante ver que todo o Conselho está sempre disponível trabalhando de forma voluntária, sem nenhum interesse financeiro”, disse o presidente.

Superintendente Jailton Alves Pedroso

 

50 anos do HIFA

Na solenidade de comemoração aos 50 anos, a instituição inaugurou uma expansão do serviço do HIFA Aquidaban: a Central de Material e Esterilização – CME “Mário Augusto Rocha”. A unidade de serviço é voltada para esterilização de materiais utilizados pelas unidades do grupo, concentrando toda a limpeza, organização e inspeção do instrumental que será utilizado.

Lançou ainda um selo comemorativo 50 anos, que será utilizado em diversas peças e também nos documentos ao longo do ano. E também o documentário que conta um pouco da trajetória do da instituição. São pouco mais de seis minutos de muita emoção.

Também comemorou o Dia de Cachoeiro de Itapemirim. O HIFA orgulhosamente pode dizer: “faço parte desta história”. Só para entrar no clima de nostalgia e lembranças, foi no tradicional desfile cívico da festa da cidade, em 1957, que o Hospital Infantil recebeu as primeiras doações para a sua construção.

No dia 29 anos o HIFA comemora um ano de Unidade Provisória de Tratamento da COVID-19. A luta contra a doença foi salvar vidas e o HIFA se tornou pioneiro nesta missão no maior centro de tratamento da doença no sul do estado com 100 leitos. Nesse exato 1 ano a instituição já salvou mais de 1900 vidas.