Saúde
Hospital Evangélico de Cachoeiro inicia campanha Setembro Verde
A novidade na campanha deste ano é a inclusão da capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Cachoeiro de Itapemirim.
Por: Redação em 5 de setembro de 2024
O Hospital Evangélico de Cachoeiro inicia nesta segunda-feira (02) a campanha “Setembro Verde” que visa levar conscientização da importância à doação de órgãos. Ao todo, 29 órgãos/tecidos já foram captados neste primeiro semestre do ano no Heci, sendo dezessete somente de córneas. A novidade na campanha deste ano é a inclusão da capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Cachoeiro de Itapemirim.
De acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, do Governo Federal, apenas 196 transplantes de córneas foram realizadas em 2024 no estado. 1.271 pessoas aguardam por transplante de córneas no Espírito Santo. A lista de espera é gerenciada pela Central de Transplantes do Estado, que assegura a gestão ética e transparente do processo, garantindo a distribuição justa e eficiente dos órgãos.
A participação da família é fundamental nesse processo. “Mesmo enfrentando um momento de perda e dor, os familiares conseguem transformar a tristeza em um gesto de amor e solidariedade, permitindo que outras vidas sejam salvas com a doação de órgãos,” ressalta Cristiane Bittencourt, enfermeira coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT/HECI).
Ela acrescenta, “todos os procedimentos são realizados com total segurança para garantir que os órgãos cheguem a tempo ao paciente que será transplantado”.
Programação
Com o objetivo de intensificar a conscientização o HECI contará com uma programação diversifica durante todo o mês de setembro. “Será realizada uma capacitação para 300 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e apoio da CET-ES (Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo, ´´ afirma Cristiane Bittencourt.
Segundo ela, a participação dos agentes é de suma importância, uma vez que esta capacitação tem como principal objetivo a orientação e incentivo aos profissionais de saúde e população. “Capacitando esses agentes conseguiremos propagar esse assunto, uma vez que são eles que visitam diariamente as casas, “completa.
No HECI, a conscientização inclui ação educativa com pacientes, familiares e colaboradores, treinamento aos residentes de enfermagem, distribuição de material educativo sobre doação de órgãos, divulgação na rede social do hospital e participação em entrevistas com a imprensa local.
Referência em captação de córneas
O HECI é referência em captação de córneas no sul do estado, somente neste ano foram captados 46 (quarenta e seis) órgãos/tecidos, sendo 31 (trinta e uma) córneas. O processo de doação de órgãos é iniciado pela CIHDOTT do HECI, que atua desde a identificação do potencial doador, acolhimento e abordagem aos familiares, até a captação dos órgãos realizada por uma equipe especializada.
A doação de órgãos é importante para aqueles que estão na fila de espera, possibilitando a continuidade da vida. A doação é um ato de amor. Seja um doador de órgãos. Comunique sua família.