Turismo
Hotel China Park vira Eco Resort e fortalece o turismo nas Montanhas Capixabas
China Park Eco Resort simboliza um novo tempo para o turismo nas Montanhas Capixabas
Por: Itamar Gurgel em 2 de agosto de 2025
O turismo capixaba vive um momento de renovação e ousadia. Localizado em Domingos Martins, na encantadora região das Montanhas Capixabas, o tradicional Hotel Fazenda China Park inicia uma nova fase em sua trajetória e se apresenta ao público com uma nova marca e grandes planos para o futuro.
Agora, como China Park Eco Resort, o empreendimento dá um passo adiante em sua bem-sucedida trajetória, fortalecendo seu compromisso com a sustentabilidade e ampliando ainda mais o foco na experiência do visitante. Com uma visão ainda mais arrojada, o espaço consolida sua posição como referência no turismo capixaba e reforça seu papel no desenvolvimento da região e na geração de oportunidades para toda a cadeia produtiva do setor.
Para entender melhor os bastidores dessa transição e o que representa esse novo momento na história do empreendimento, conversamos com Valdeir Nunes, mais conhecido como China, presidente do China Park Eco Resort. Confira a entrevista:
O QUE MOTIVOU A DECISÃO DE TRANSFORMAR O CHINA PARK EM UM ECO RESORT?
Um dos motivos que levou a essa decisão é nós trabalharmos além do Espírito Santo, é nós levarmos a marca para todo o Brasil. Na realidade, já somos um resort, temos tudo em um só lugar. Hoje, no Brasil, tem 76 resorts; isso, eu digo resort aprovado por Resort do Brasil. É uma associação que valida esses equipamentos. Agora, colocar apenas o nome resort é muito fácil e no Brasil tem mais de 2 mil resorts assim, que apenas colocaram o nome. Mas o serviço que prestam, não condiz com aquilo que um resort precisa oferecer.
É importante frisar que temos 250 apartamentos e a nossa clientela, é regional incluindo turistas que vem um pouco dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia; na maioria, são clientes que estão a um raio de até 400km. O público que visita o Espírito Santo a lazer de avião é muito pequeno, talvez não chegue a 5%; e nas montanhas talvez não chegue a 1%.
Já Vitória recebe um bom número de pessoas do Brasil e tem uma boa movimentação de turismo de negócio. Então, isso também nos ajudou a trabalhar a marca resort para que possamos alcançar todo o Brasil. E vale lembrar que, uma pessoa que visita um resort, costuma fazer esse roteiro de avião. Então, nós vamos entrar nesse roteiro de Resort do Brasil e com isso nós estaremos também divulgando o Espírito Santo em todo o País.

QUE TIPOS DE MELHORIAS OU MUDANÇAS ESTRUTURAIS E DE SERVIÇOS OS VISITANTES PODEM ESPERAR?
Desde 2015, com o sucesso que nós tivemos durante a Copa do Mundo de 2014, passamos por uma grande mudança. Então fizemos um planejamento de 10 anos, objetivando, desde aquela época, chegarmos a esse nosso objetivo hoje.
Começamos muitas melhorias nesse período, quando construímos o Brinquedão, fizemos algo moderno, por que o nosso projeto sempre visou toda a família. E com Eco Resort não será diferente, continuamos visando a família. Quando falamos em crianças, por exemplo, além do Brinquedão, temos várias outras atividades. Temos cerca de cinco espaços direcionados à criança, uma equipe de recriadores permanente, trabalhando com a criançada com inúmeras atividades lúdicas e divertidas.
Além disso, a partir de 2015 melhoramos o nosso restaurante, que comporta até 700 pessoas sentadas. E estamos construindo um outro restaurante, que também vai atender nossos visitantes. Edificamos uma nova recepção, ampla e moderna para melhor receber os turistas; e estamos construindo um SPA, salão de beleza e já edificamos uma nova academia. São duzentos metros quadrados, com mais de 25 equipamentos. Estamos construindo um novo salão para música, onde as pessoas poderão curtir um salão especial; também estamos erguendo passarelas, ligando a recepção ao restaurante; e o restaurante aos nossos prédios de hospedagem.

O CONCEITO DE “ECO RESORT” TRAZ CONSIGO UM OLHAR MAIS ATENTO À SUSTENTABILIDADE. COMO ISSO SERÁ COLOCADO EM PRÁTICA NO DIA A DIA DO EMPREENDIMENTO?
Nós já estamos trabalhando com esse conceito. A nossa energia, por exemplo, temos o certificado de energia renovável e estamos montando também uma usina fotovoltaica, para atender o hotel; pelo menos em 60% a 70% da energia do nosso hotel, ou seja, energia limpa.
Outro ponto a ser abordado é que nós já preservamos nossos lagos e nossas matas. Temos cerca de um milhão e quinhentos mil metros quadrados de área; e cerca de quinhentos mil metros quadrados é o que o hotel utiliza; então, as demais áreas são todas preservadas.
Nós também temos um cuidado muito grande com o lixo. Todo esse processo, nós estamos trabalhando e já estamos conversando em outros níveis para cada vez melhorar mais. Temos como objetivo esse cuidado, e toda a nossa equipe está empenhada em melhorar muito mais, o conceito de sustentabilidade em todos os níveis.

EXISTE UMA DATA DEFINIDA PARA OFICIALIZAR ESTA NOVA FASE, OU O CHINA PARK JÁ PODE SER CONSIDERADO, NA PRÁTICA, UM RESORT COM ESTRUTURA E SERVIÇOS COMPATÍVEIS COM ESSE NOVO POSICIONAMENTO?
Na realidade nós já funcionamos com o perfil de resort, com uma enorme área e atendimento excelentes, e devemos mudar essa chave no finalzinho de outubro, porque nós estamos esperando terminar o novo restaurante para poder se enquadrar alguns detalhes. Vale lembrar que todas essas obras não estão atrapalhando o andamento do hotel, que está funcionando normalmente.
Na prática, naquilo que você mesmo já mesmo falou, nossa estrutura já é toda de resort. O que nós queremos é fazer com que o hotel seja mais conhecido e que nós tenhamos mais gente durante a semana, já que funcionamos todos os dias. Funcionamos com tudo, durante todos os dias da semana!
Nossa ocupação nos finais de semana chega a 95% a 100% de sexta a domingo; e no meio de semana há uma variação de 30% a 40%. Agora, vamos trabalhar nossos pacotes a nível nacional, e o turista não está preocupado de chegar no domingo ou na segunda; ele quer passear, está de férias, e com a marca resort, pretendemos trazer esse turista de fora.

QUAL O PAPEL DO TURISMO CAPIXABA NESSA NOVA ETAPA DO CHINA PARK E DE QUE FORMA ESSA TRANSFORMAÇÃO EM RESORT PODE IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO, BENEFICIANDO TAMBÉM OUTROS NEGÓCIOS E ATRATIVOS LOCAIS?
O papel do turismo capixaba nessa nova etapa é fundamental, como expliquei a pouco, afinal, nós queremos que o Brasil venha conhecer todo o nosso Espírito Santo. É importante salientar que o turismo nas Montanhas Capixabas é feito pelos capixabas em sua grande maioria e nós valorizamos todo esse apoio dos nossos irmãos capixabas.
No caso do China Park, mais de 60% dos visitantes são capixabas da Grande Vitória e de todo o Estado. E cerca de 32% a 35% de estados vizinhos, como já havia mencionado, e um pequeno percentual dos demais estados, incluindo São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Curitiba e outros. Hoje, quem visita o Espírito Santo a lazer vem de carro, principalmente quando o turista vem para as montanhas. E nós queremos mudar isso!
Queremos fazer com que o turista de fora chegue de avião em Vitória e venha para as montanhas. Nós vamos ter, inclusive, um outro diferencial que será o passeio na região. Com uma van, o turista vai conhecer o agroturismo, cervejarias, plantação de morango, ver como se produz um queijo, e como que se colhe um café. Isso tudo é turismo de experiência e as pessoas que virão para o China Park, terão a oportunidade de conhecer a região.

HÁ ALGUMA OUTRA INFORMAÇÃO QUE GOSTARIA DE COMPARTILHAR?
Antes de encerrarmos, é importante destacar que o Espírito Santo, sem dúvida, foi o grande influenciador do crescimento do nosso hotel. E o capixaba foi e continua sendo o grande influenciador do crescimento do turismo na região, ou seja, valorizamos o turista regional, aquela pessoa que chega de carro, autoguiada; e nós queremos ir além e receber também os turistas de todo o Brasil, aquele que chega de avião em Vitória e venha conhecer as montanhas.
Desde janeiro desse ano fizemos uma grande união nesse Estado para o turismo. Hoje estamos unidos ao CONTURES, que é o Conselho Estadual de Turismo, no qual estou presidente; o SEBRAE; a Fecomércio; e a Secretaria de Turismo do Estado. Essa união está fazendo uma grande mudança no Estado.
O Espírito Santo está investindo no turismo para trazer as operadoras de fora. Estamos investindo nas operadoras para que as elas, invistam nas agências de turismo e nós possamos começar a vender a nível nacional. É um grande movimento junto às operadoras e às companhias aéreas. Esperamos que a partir do mês de agosto ou setembro, as pessoas comecem a ver, a abrir as revistas e ver que estão falando sobre o Espírito Santo. As próprias operadoras falando do Espírito Santo, vendendo pacotes para o nosso estado.
Queremos estar nas grandes feiras, juntos aos balcões do Resort do Brasil. Hoje, você chega nos balcões onde estão os grandes hotéis e não tem o Espírito Santo, e nós queremos estar lá! De 6 a 9 de novembro de 2025, o China Park Eco Resort vai participar do Festuris Gramado, Rio Grande do Sul, uma das mais importantes feiras de negócios turísticos das Américas. Nós já contratamos um stand nesse importante evento e vamos levar nossa maquete para mostrar o nosso potencial. E a partir de então, estaremos sempre nas feiras, esperamos estar sempre junto com as equipes de Resort do Brasil, mostrando que o Espírito Santo também tem o seu resort.
A consolidação do China Park Eco Resort representa um impulso significativo para toda a região das Montanhas Capixabas. Ao atrair mais visitantes ao longo de toda a semana, o empreendimento contribui diretamente para o fortalecimento da cadeia turística local, beneficiando outros negócios da região. Esse novo momento do resort ajuda a posicionar as Montanhas Capixabas como um destino estratégico e competitivo no cenário nacional.


MATÉRIA: Itamar Gurgel e Eusébio Dornellas
FOTOS: divulgação | China Park Eco Resort