Cultura

Inscrições abertas para o Laboratório de Mediação em Arte Contemporânea

Essa formação abordará questões relacionadas à arte, à cultura e à educação tendo como ponto de partida as obras da exposição CORPO-EXPERIMENTO e será conduzida pelos artistas e arte educadores Bruno Makia e Maíra Vaz Valente, que realizaram a curadoria educativa da mostra.

Por: Redação em 20 de julho de 2021

Artista Natalie Mirêdia

 

Formação GRATUITA destinada a artistas, estudantes de arte e público em geral, o Laboratório de Mediação em Arte Contemporânea é uma oficina prático-poética virtual que discutirá assuntos relacionados à mediação cultural. Essa atividade faz parte da programação da exposição CORPO-EXPERIMENTO, coletiva em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), e está com inscrições abertas, até o próximo dia 23 de julho. Link para o formulário de inscrição (https://bit.ly/LabMediacaoCorpoExperimento ).

O Laboratório de Mediação em Arte Contemporânea acontecerá sob a forma de três encontros sequenciais via Google Meet nos dias 24 e 31 de julho e no dia 07 de agosto, sempre das 9 às 11 horas. Essa formação abordará questões relacionadas à arte, à cultura e à educação tendo como ponto de partida as obras da exposição CORPO-EXPERIMENTO e será conduzida pelos artistas e arte educadores Bruno Makia e Maíra Vaz Valente, que realizaram a curadoria educativa da mostra.

Os participantes do Laboratório serão estimulados a estabelecerem um contato teórico-prático com importantes produções artísticas contemporâneas (vídeo, instalação, fotografia, objetos e performance) que tratam do corpo como um campo de experimentação. Cada cursista irá receber certificado de participação, material educativo e catálogo da exposição (publicação que será lançada em agosto).

Sobre a exposição CORPO-EXPERIMENTO

Reflexões sobre o corpo e suas diferentes possibilidades materiais e sensíveis. Essa é a temática da exposição CORPO-EXPERIMENTO, coletiva composta por obras de artistas visuais contemporâneos de diferentes localidades do Brasil. Os trabalhos são apresentados em diversos suportes e utilizam diferentes linguagens, como a fotografia,  o vídeo  e a instalação.

A ideia é refletir sobre o tema em questão, porém de forma ampliada, pois cada obra se utiliza de diferentes materiais, suportes e linguagens. Fazem parte dessa mostra os artistas Aline Motta, Angella Conte, Geovanni Lima, Natalie Mirêdia, Nazareth Pacheco, Peter de Brito, Rafael Bqueer, Renan Marcondes, Renata Felinto e Tiago Sant’Ana, além de Eneida Sanches – artista convidada especial para apresentação de pesquisa em arte.

A exposição CORPO-EXPERIMENTO foi contemplada pelo Edital Setorial de Artes Visuais de 2019/Funcultura da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e, além das visitações, contará com uma programação paralela cuja maior parte das ações acontecerá no ambiente online. Serão atividades de arte-educação, disponibilização de materiais paradidáticos, formações para diversos públicos e conversas com curadoria e artistas.

 

Sobre a curadoria educativa

Bruno Makia – É artista educador que trabalha e pesquisa o campo da mediação cultural desde 2007. Atualmente é estudante do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Poéticas Visuais da ECA-USP. Sua pesquisa poética percorre os caminhos sinuosos da memória e atravessa os campos da educação, pintura, desenho, fotografia, projetos de livros de artista, encadernações manuais e outras artesanias. Já atuou como educador, supervisor e assistente de coordenação de equipes educativas em diferentes locais como unidades do Sesc SP, Centro de Preservação Cultural da USP, MAB-FAAP, Paço das Artes, Museu da Cidade de São Paulo dentre outros espaços.

Maíra Vaz Valente – Natural de São Bernardo do Campo -SP, é artista e professora de arte. Trabalha a questões socioambientais a partir de práticas performativas no campo da visualidade e seus desdobramentos em suas ações diretas, colaborativas ou participativas. Ao focalizar o encontro com seu público, traz a  questão das águas e dos rios convocando seu público. É estudante de mestrado em Poéticas Visuais no departamento de Artes Visuais (CAP) da Escola de Comunicações e Artes (ECA), onde cursou licenciatura em Artes Visuais. Em 2018, finalizou a especialização em Estudos Brasileiros: Sociedade Cultura e Educação na Escola na Sociologia e Política do Estado de São Paulo (FESPSP). Fundou e coordenou o Núcleo Aberto de Performance (NAP) de 2007 a 2012 e a Embaixada da Performance Arte (EPA!) em 2019. No campo da educação atua como professora de arte em escolas do ensino regular, tendo experiência como mediadora cultural em espaços da educação não formais da arte desde 2006 como Fundação Bienal de São Paulo, Paço das Artes, MAB-FAAP, Itaú Cultural e em diversas unidades do SESC São Paulo.

SERVIÇO

Laboratório de Mediação em Arte Contemporânea

Inscrições GRATUITAS até o dia 23 de julho de 2021 no link (https://bit.ly/LabMediacaoCorpoExperimento )

Vagas limitadas!

3 encontros sequenciais via Google Meet nos dias 24 e 31 de julho, e no dia 07 de agosto de 2021, das 9 às 11h.

 

Exposição coletiva CORPO-EXPERIMENTO

Visitação:  até 25/08/2021  / De Terça a Sexta-Feira: das 10 às 16h / Sábado, Domingo e feriados: das 12 às 16h

Entrada franca!

IMPORTANTE: os horários poderão ser alterados em função do mapa de risco da pandemia da Covid-19 da cidade. Para entrar no MAES, é obrigatória a utilização de máscara. Há disponibilização de álcool em gel para os visitantes.

Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) / Av. Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória – ES.

VISITAÇÃO: o público espontâneo poderá visitar o museu a qualquer horário, desde que não ultrapasse a quantidade de 5 pessoas. Para grupos acima de  5 pessoas, o agendamento deverá ser feito por e-mail maes.educativo@gmail.com / Mais informações: 27 3132 8393

Redes Sociais / Instagram: @corpo_experimento  / Facebook: @corpo.experimento