Decoração

Kokedama

São esferas ornamentais japonesas, uma técnica de retirar o bonsai do seu vaso e substituir por uma bola de musgo, funciona como uma única planta pendurada ou não (mas sempre fora do vaso).

Por: Nicolle Viana em 17 de agosto de 2020

Muitas pessoas me perguntam: O que é aquela planta voadora com as raízes em bola? Dá certo aqui no Brasil? Mas como é possível? É de verdade? Dura? Como cuidar? Eu quero!

Quem nunca se apaixonou por uma Kokedama, não é mesmo? Por trás do que parece ser uma novidade, tem origem no Japão no século XVII. São esferas ornamentais japonesas, uma técnica de retirar o bonsai do seu vaso e substituir por uma bola de musgo, funciona como uma única planta pendurada ou não (mas sempre fora do vaso).

A tradição nos leva aos bonsais, mas a criação é livre para quem quiser se aventurar. Para cuidar, é preciso cuidado redobrado com a umidade da bola de musgo, a quantidade de água vai variar de acordo com a planta escolhida, e a durabilidade também varia de acordo com o tipo de planta. Eles são muito bonitos e encantam pela sua presença diferenciada e marcante no ambiente.