Cidades

Maio Amarelo: Cachoeiro terá ações por um trânsito mais seguro

A intenção da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, por meio do Departamento de Educação Cidadã e Trânsito, é intensificar informações sobre as leis de trânsito, com foco na redução dos índices de infrações e de acidentes.

Por: Redação em 30 de abril de 2023

 

A programação oficial do movimento do Maio Amarelo, em Cachoeiro, será aberta na próxima terça-feira (2), no plenário da Câmara Municipal, às 9h. Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha tem o objetivo de conscientizar sobre uma convivência mais harmônica entre os usuários do trânsito.

A intenção da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semseg), por meio do Departamento de Educação Cidadã e Trânsito, é intensificar informações sobre as leis de trânsito, com foco na redução dos índices de infrações, de acidentes e de vítimas.

Na abertura da programação, que é aberta ao público, haverá palestra sobre a campanha e seus objetivos, com a presença de autoridades e representantes de instituições parceiras da iniciativa.

Ao longo do mês, equipes da Prefeitura farão ações educativas em escolas, empresas, comércios, igrejas, pontos de ônibus e nos semáforos.

Uma delas será a distribuição de panfletos com assuntos como a importância de respeitar a faixa de pedestres, utilização do cinto de segurança e da cadeirinha para as crianças no banco de trás, perigos do uso do telefone celular ao volante, do excesso de velocidade e do consumo de bebidas alcoólicas e direção, dentre outros.

Confira dicas para um trânsito mais seguro

Motociclistas: Sempre usem capacetes e equipamentos de segurança (luvas, jaquetas, botas e calças. Opte por materiais de maior resistência); transite com faróis acessos; use a faixa de tráfego e, caso seja um motoboy, faça um curso regulamentado pelo Conselho nacional de Trânsito (Contran), além disso, a moto deverá ter os dispositivos de segurança exigidos para essa atividade.

Ciclistas: Prefira vias de pouco tráfego; use capacete e equipamentos de segurança obrigatórios, como: campainha, sinalização e espelho retrovisor; transite pela ciclovia, ciclofaixa ou acostamento e nunca transporte carga que interfira no seu equilibro.

Motoristas: Esteja sempre com a Carteira de Habilitação e o documento do veículo regularizados; crianças menores de dez anos têm de estar no banco traseiro, com equipamento adequado; mantenha o veículo em boas condições; respeite a velocidade média permitida e sempre utilize o cinto de segurança.