Geral

Maio Laranja: saiba mais sobre suporte contra abuso sexual infantil em Cachoeiro

Tanto o Creas, quanto os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) realizam, regularmente, ações de conscientização, através de orientações individuais, palestras e atendimentos com os usuários.

Por: Redação em 21 de maio de 2021

 

Neste mês é realizada a campanha Maio Laranja, dedicada a combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para contribuir com as ações de conscientização a respeito do tema, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro reforça a divulgação de sua rede de suporte.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), através do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), apresenta equipe especializada que oferece suporte a vítimas e aos familiares, com atendimentos, acompanhamentos e encaminhamentos dos casos à rede de proteção socioassistencial.

O Creas está localizado na rua 25 de Março, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Qualquer pessoa pode comparecer ao local para buscar informações e fazer agendamentos.

Além disso, tanto o Creas, quanto os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) realizam, regularmente, ações de conscientização, através de orientações individuais, palestras e atendimentos com os usuários. Devido à pandemia de Covid-19, as atividades em grupo estão suspensas.

As denúncias de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas, diretamente, pelo Disque 100 (Direitos Humanos), pelos Conselhos Tutelares ou nas delegacias da Polícia Civil.

“Muitos casos de abuso e exploração sexual acontecem nas próprias residências das crianças e adolescentes. Por isso, é importante que as pessoas deem atenção a essa questão, reparem nos sinais e não pensem duas vezes antes de procurar ajuda e fazer denúncias”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Canais de atendimento

Disque 100 – Disque Direitos Humanos
Telefone: 100 (qualquer terminal telefônico, fixo ou móvel)
Aplicativo de celular: Direitos Humanos Brasil (disponível gratuitamente)
Funcionamento: 24h

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
Endereço: rua 25 de Março, 692 – Centro
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (28) 3155-5303

Conselho Tutelar – Regional I
Endereço: Rua Ronilson Rodrigues, 19 – Monte Cristo
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; plantão 24h por telefone
Telefone: (28) 3526-8751 / (28) 98814-3507 (plantão 24h)

Conselho Tutelar – Regional II
Endereço: Rua Joubert Alves Ayub, 48/50 – Ilha da Luz
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; plantão 24h por telefone
Telefone: (28) 3155-5284 / 5002 / (28) 98814-3515 (plantão 24h)