Saúde
Mais meio século para enxergar melhor!
Nossos olhos merecem uma atenção especial, para que possamos prepará-los para os próximos 50 anos que virão
Por: Leonardo Oliveira em 9 de março de 2020
Dado um certo momento da vida, principalmente quando se completa meio século de existência, passamos a pensar, refletir e questionar sobre o que fizemos até então. É o momento de projetar os “próximos 50”. Deixar para trás maus hábitos, cuidar dos nossos projetos ainda não concluídos e projetar novos desafios, porque não?
O corpo sente que é momento de mudança, por isso nossa atenção com ele deve ser maior. É certo que nessa idade aparecem algumas alterações comuns dos olhos. Na verdade, elas já se iniciam a partir dos 40 anos, quando sinais como dificuldade para enxergar de perto antecipa o que mais está por vir.
Problemas como glaucoma, vista cansada (presbiopia), alterações provocadas pelo diabetes e mesmo catarata aumentam sua incidência nesta faixa etária e não podem nem devem impedir qualquer pessoa, seja homem ou mulher, de experimentar o que chamam de: “melhor fase da vida”.
Um dado muito interessante que vivencio diariamente no consultório, é que muitos dos pacientes que há anos não iam em uma consulta, nessa época (próximos de completarem 50 anos) retornam geralmente com a famosa presbiopia que é a vista cansada, queixando-se de dificuldade para ler. Isso já é um sinal de que os nossos olhos nesse momento merecem uma atenção especial, para que possamos prepará-los para os próximos 50 anos que virão (quem sabe?).
Muitas possibilidades se abrem neste momento, já pensou em usar lentes de contato ou realizar cirurgia para deixar os óculos? É o momento de cuidar de si, de zelar por este sentido tão nobre que é a visão.
Além disso, trata-se do desejo de se manter produtivo, assim como da busca da realização pessoal e a isso se deve também a presença cada vez maior deste grupo nas salas de aula, nos consultórios médicos, se cuidando, buscando pela melhor qualidade de vida, e a certa naturalidade com que encaram o desafio de se “reinventar”.
Por essas e por outras que lembro aqui: “cinquentou”? Prepare-se para desfrutar o melhor da vida com qualidade, cuide bem dos seus olhos porque certamente a sua melhor lembrança é aquela que você ainda vai ver!
Leonardo Oliveira é médico há 16 anos, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) {Insta} @drleonardooliveira – {contato} (28) 99923-5734 {facebook} @drleonardooliveira