O uso de máscaras para proteção individual e coletiva é um método efetivo de controle da progressão de doenças de contágio por via respiratória e deve ser mantido por motivos de segurança. No entanto, atrito local, calor e umidade geram um ambiente favorável para piora de doenças preexistentes, tais como a acne, rosácea, dermatites de seborreica e de contato, entre outras.
Abaixo, uma lista de cuidados a serem tomados:
*Limpe bem a máscara. Faça isso com bastante frequência para remover os resíduos de suor, sujeira e poluição. Não use produtos com fragrâncias fortes. Se usar água sanitária, sempre o faça em solução diluída.
*Tente não usar maquiagem sob a máscara, pois a camada de produto abafada por aumentar a oleosidade da pele. Se for necessário usá-la, o cuidado deve ser recobrado, com limpeza completa feita com sabonete e água micelar.
* Atenção para o produto escolhido para a limpeza. Quanto menos irritativo e adstringente o sabonete for, melhor a adaptação da pele. Prefira versões líquidas, suaves e sem fragrância ou ácidos na fórmula.
*Evite começar tratamentos com ácidos. A máscara e a oclusão podem aumentar a penetração dos mesmos, gerando sensibilização da pele.