Cinema

Maternidade na adolescência é tema de debate em cineclube de Vila Velha

Por meio do filme “Nunca, raramente, às vezes, sempre”, da diretora Eliza Hittman, que trata sobre o assunto, será debatido o tema com o auxílio da pedagoga Marcella Féres e da adolescente Lyz Bazoni. A entrada é gratuita.

Por: Redação em 24 de outubro de 2022

 

Um tema sensível e desconfortável para muitas famílias e para as escolas: a maternidade na adolescência. A questão que envolve a educação sexual e a saúde de crianças e adolescentes será abordada no Cine Por Elas da próxima terça-feira (25/10), às 19h, em Vila Velha (ES). Por meio do filme “Nunca, raramente, às vezes, sempre”, da diretora Eliza Hittman, que trata sobre o assunto, será debatido o tema com o auxílio da pedagoga Marcella Féres e da adolescente Lyz Bazoni. A entrada é gratuita.

O filme analisado, “Nunca, raramente, às vezes, sempre”, da diretora Eliza Hittman, conta a história de Autumn, uma adolescente de um pequeno condado rural da Pensilvânia, que descobre estar grávida e procura assistência médica em Nova York, com a ajuda da prima, Skylar. A história fala sobre o amadurecimento feminino, enquanto também discute a maternidade.

Nesta sessão o Cine Por Elas contará com a participação de Marcella Féres, pedagoga e psicanalista especializada em família e adolescência; e a adolescente Lyz Bazoni, adolescente que contribuirá com dados e outros olhares sobre o assunto. O projeto “Cine Por Elas” é realizado com recurso da Funcultura e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.

O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans. Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista. Outro projeto criado pelo coletivo foi o “Segue o Fluxo”, que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população.

Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (Coordenação); Giovana Bazoni, Sarah Abner e Juliana Mentros (Conselho), Carolina Pitol (Mobilização); Laura Paste (Curadoria Psicológica); Marcella Féres (Curadoria Pedagógica); Ariai Teodoro e Talita Franceschini (Curadoria Literária); Andie Freitas (Curadoria Cinematográfica); Livia Pegneau e Talita Franceschini (Blog). A arte da divulgação é de autoria de Aryane Fraga.

Serviço

Cine Por Elas – Maternidade e adolescência

Data: 25/10/2022 (terça-feira)

Horário: 19h

Entrada livre – Capacidade: 40 lugares

Local: Cineclube Cine Por Elas

Endereço: Rua Anhanguera, nº 16 – Cristóvão Colombo – Vila Velha (ES)

Classificação etária: 16 anos

Acompanhe o Cine Por Elas

 Instagram: https://www.instagram.com/cineporelas/

YouTube: https://www.youtube.com/c/CinePorElas/videos

Site: https://cineporelas.com.br/