Cotidiano

Menopausa: como os óleos essenciais podem ajudar a amenizar os sintomas

Conhecida por ser uma fase de grandes mudanças na vida das mulheres e se caracteriza pela redução da produção de hormônios femininos estrogênio e progesterona pelos ovários, marcando deste modo o fim da fase reprodutiva da mulher. 

Por: Redação em 21 de setembro de 2020

 

Quando se fala em menopausa, algumas das primeiras coisas que nos vêm à mente são os calores, a perda de libido e o ressecamento – sintomas reais das alterações hormonais vividas. Conhecida por ser uma fase de grandes mudanças na vida das mulheres, geralmente acontece entre os 45 e 55 anos de idade, e se caracteriza pela redução da produção de hormônios femininos estrogênio e progesterona pelos ovários, marcando deste modo o fim da fase reprodutiva da mulher.

No entanto, assim como a menstruação, a fase não precisa ser vista como algo negativo e nem vivida com sentimentos de dor e sofrimento. Além de ressignificar o ciclo, como algumas mulheres têm feito, olhando positivamente para outros pontos que também são parte do fenômeno, como o o fim da menstruação e da possibilidade de engravidar, é possível lançar mão de terapias complementares que trazem sensação de conforto, bem-estar e acolhimento, como a aromaterapia.

Os óleos essenciais podem ser grandes aliados. A fase da menopausa trás uma diversidade de mudanças para a mulher , como a perda da libido, ressecamento da pele, irritabilidade , insônia. Através dos óleos essenciais é possível minimizar os sintomas da menopausa de forma natural e sem efeitos colaterais. Coloque as gotas no difusor de ambiente com água e deixe invadir o ambiente ou utilize na auto massagem – a planta dos pés e poderosa porta de entrada para a ação terapêutica dos óleos essenciais – sempre diluídos em óleo vegetal ou creme neutro.

Confira a seguir opções certeiras para incluir na rotina de acordo com os sintomas mais comuns:

Sensação de calor

Óleo essencial de Camomila – na aromaterapia, este óleo essencial é para tratar estados mentais de depressão e ansiedade, devido as suas propriedades calmantes. Na menopausa, a erva reduz os fogachos e irritabilidade.

Óleo essencial de Gerânio –  considerado um dos óleos essenciais mais femininos , junto com óleo essencial de rosa, atua como um potente regulador hormonal natural. Dessa forma, ele é capaz de trabalhar as emoções durante a menopausa, melhorando o humor e afastando a depressão. Além disso, o óleo essencial de Gerânio também é eficaz no combate ao ressecamento da pele, já que hidrata e traz viço. Use diluído em óleo vegetal ou creme de base neutra.

Óleo essencial de lavanda – tem em sua composição química o acetato de linalila que tem ação sedativa no sistema nervoso central trazendo relaxamento profundo abaixando o hormônio do estresse e controlando sudorese.

Dor de cabeça 

O óleo essencial hortelã pimenta alivia a dor de cabeça , proporciona  relaxamento  tem a capacidade de melhorar a circulação, acalmar o intestino e relaxar os músculos. Todas essas propriedades ajudam reduzir as dores de cabeça.

Diminuição da libido

Óleo Essencial De Ylang Ylang: é amplamente utilizado como afrodisíaco em todo o mundo da aromaterapia e é um dos melhores óleos essenciais para o sexo. Afinal, seu aroma floral suave é atraente para quase todos.

Óleo Essencial De Sândalo: possui aroma balsâmico, quente, exótico, sedutor e altamente relaxante. Utilizar em massagem ou difusor elétrico.

Fadiga e insônia 

O óleo essencial de alecrim oxigena o organismo, ativa a memória e trata estados de esgotamento mental. Já o óleo essencial de lavanda é altamente relaxante e sedativo, assim como o óleo essencial de cedro.