Economia

Mercado Financeiro e suas segmentações

Vamos falar de suas 4 segmentações que a maioria das pessoas não conhecem

Por: Scandar Nemer em 28 de janeiro de 2020

Nunca se falou tanto sobre investimentos no Brasil, virou uma necessidade básica de sobrevivência e com o anúncio de um possível novo corte de 0,25 na taxa básica de juros, funcionar como um propulsor para aumentar a migração de recursos para o mercado financeiro.

Para entender melhor, vamos falar de suas 4 segmentações que a maioria das pessoas não conhecem, esquecem e ou pensam existir somente a Bolsa de Valores.

O desconhecimento sobre essas diferentes opções de investimentos dentro do mercado financeiro gera um mito e resistência, que deparamos com ele quando perguntamos a alguém leigo sobre começar a investir, a primeira resposta é que: “Acredito não ter perfil para trabalhar com bolsa.”

Mercado de Capitais

Contempla um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar o processo de capitalização. O mercado de capitais objetiva direcionar os recursos financeiros da sociedade (poupança) para diversos setores como o comércio, a indústria e outras atividades econômicas. As negociações de ações é a mais conhecida dentro do mercado de capitais. Temos também as debêntures, os commercial papers e muitos outros. Dele fazem parte a bolsa de valores, as sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Mercado de Crédito

É onde ocorre o processo de concessão e tomada de crédito. Diferentemente do mercado de capitais, os produtos deste sistema tendem a ser ilíquidos. Por exemplo, nos bancos privados, investidores escolhem seus bancos para emprestarem seu capital esperando retorno sobre esse investimento. Os bancos buscam maximizar os lucros através do spread com o menor risco possível.

Mercado de Câmbio

Sistema onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central (BACEN) e entre estes e seus clientes, ou seja, o comércio de moedas. Por exemplo, um turista brasileiro que deseja viajar para o exterior precisa de moeda estrangeira. Ele obtém essa moeda através da compra mediante um agente autorizado pelo Banco Central.

Mercado Monetário

O mercado monetário é aquele para realização de financiamento de curto ou curtíssimo prazo, controlando a liquidez da economia. Nesse mercado atuam exclusivamente instituições financeiras como bancos e algumas outras com reserva mínima de caixa junto dos bancos centrais. Os prazos do que elas compram e vendem entre si costumam ser de até no máximo 1 ano.