Cultura

Mostra fotográfica na Sala Levino Fanzeres ganha tour virtual

As imagens registram o cotidiano dos pescadores artesanais da região costeira do Sul do Estado. Representam, de maneira emocionante e inspiradora, a rotina daqueles que dependem do mar para sustento de suas famílias.

Por: Redação em 11 de fevereiro de 2021

Em cartaz na Sala Levino Fanzeres, a exposição fotográfica LABOR agora também pode ser conferida na internet. Para um tour virtual pela mostra do fotógrafo cachoeirense Julio Cesar Pires, é preciso acessar o perfil da Prefeitura de Cachoeiro na rede social Flickr.

Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo busca facilitar e ampliar o acesso à exposição, que tem apoio da Lei Rubem Braga e já circulou pela América Latina e Espanha.

As imagens registram o cotidiano dos pescadores artesanais da região costeira do Sul do Estado. Representam, de maneira emocionante e inspiradora, a rotina daqueles que dependem do mar para sustento de suas famílias.

“Com a pandemia, aprendemos novas maneiras de levar arte e cultura para a população, e uma delas é o tour virtual, que deve seguir com outras exposições também. Além disso, viabilizar a mostra de forma presencial e virtual é uma maneira de alcançar um público maior. Vale muito a pena conferir a exposição, está incrível”, frisa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Quem preferir apreciar de perto o trabalho de Pires, indo à Sala Levino Fanzeres, precisa seguir todas as medidas de prevenção contra a Covid-19, como o distanciamento e uso obrigatório de máscara. A exposição segue até o dia 5 de março e pode ser visitada de segunda a sexta-feira (exceto no recesso de Carnaval), sempre das 12h às 18h. A entrada é franca.

Mais sobre LABOR

O projeto ganhou grande destaque quando foi selecionado no programa de residência artística da Universidade de Salamanca, uma das maiores instituições da Europa, fazendo de Julio o único fotógrafo capixaba a ser contemplado nessa residência. A partir de então, foram sete exposições em seis países.

Além da Espanha, Labor viajou para as capitais do México, Peru, Argentina, Chile e Colômbia, onde foi exposta no Instituto de Cultura Brasil Colômbia e, também, na Konrad Lorenz University Foundation, se tornando a iniciativa cultural que mais promoveu a cultura dos pescadores artesanais capixabas fora do Brasil, com mais de 20 mil pessoas circulando nas exposições.

Confira a exposição pela internet: www.flickr.com/photos/prefeituradecachoeiro-es/