Saúde
Mutirão oftalmológico do Projeto ViVer atende crianças em parceria com médicos voluntários
A ação aconteceu na sede da CEMES (Clínica de Especialidades Médicas), em Cachoeiro de Itapemirim, e contou com a presença de 24 alunos que passaram por avaliação com oftalmologistas voluntários.
Por: Redação em 4 de agosto de 2025

No dia 2 de agosto, o Projeto ViVer, mantido pela Unimed Sul Capixaba, realizou mais um mutirão de exames oftalmológicos voltado para crianças em situação de vulnerabilidade social. A ação aconteceu na sede da CEMES (Clínica de Especialidades Médicas), em Cachoeiro de Itapemirim, e contou com a presença de 24 alunos que passaram por avaliação com oftalmologistas voluntários.
Dos 24 atendidos, 19 foram diagnosticados com necessidade de correção visual e receberão óculos, que já estão em processo de confecção e serão entregues em breve. “São ações como essa que mostram o poder da união entre profissionais, instituições e a comunidade para transformar realidades”, destaca Fernando Lemgruber Prado Costa, médico oftalmologista e diretor presidente da Unimed Sul Capixaba.
A iniciativa contou com a participação de cinco médicos oftalmologistas que atuaram de forma voluntária, além do apoio da equipe técnica da CEMES, da Ótica Cachoeiro, responsável pela produção dos óculos, e do Núcleo Feminino da Unimed, que esteve presente no acolhimento das crianças e na organização da atividade.
O mutirão integra o conjunto de ações do Projeto ViVer, oferece apoio psicossocial, reforço escolar, oficinas de arte e cidadania para crianças e adolescentes da região. A triagem oftalmológica tem se mostrado uma importante ferramenta para garantir a saúde ocular, o desempenho escolar e a autoestima dos participantes.
Além dos exames, as crianças vivenciaram um momento de acolhimento e cuidado, reforçando o compromisso da Unimed Sul Capixaba com a saúde integral e o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.


