Mundo
Neste domingo, você poderá observar 5 planetas do Sistema Solar a olho nu
Como o Brasil tem grande extensão territorial, vale pesquisar o horário do amanhecer na região em que você está — a diferença pode ser de mais de uma hora entre norte e sul do país, por exemplo.
Por: Redação em 25 de julho de 2020
O início da manhã deste domingo (19) será uma baita oportunidade para os fãs de ciência que curtem observar o céu, pois cinco planetas do Sistema Solar estarão visíveis a olho nu para nós, terráqueos. As últimas duas vezes em que o “encontro” entre Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno foi observado foram em 2016 e 2005.
Se você quiser ver todos os astros terá que madrugar: a observação só será possível cerca de uma hora antes do nascer do Sol, quando Júpiter e Saturno estarão se pondo e Mercúrio estará nascendo. Como o Brasil tem grande extensão territorial, vale pesquisar o horário do amanhecer na região em que você está — a diferença pode ser de mais de uma hora entre norte e sul do país, por exemplo.
Segundo os astrônomos, o fenômeno é um tanto raro principalmente devido à órbita próxima de Mercúrio em relação ao Sol, que torna o “ritmo” do planeta muito diferente do dos outros. “Temos muita sorte de ter uma formação tão atraente”, disse Laura Danly, curadora do Observatório Griffith, nos Estados Unidos, em entrevista ao Good Morning America. “Nós tendemos a tomar como garantido todo esses astros que estão se movendo acima de nossas cabeças, mas se você se sintonizar, poderá ver nosso Sistema Solar funcionando.”
Para garantir a visualização dos planetas, os cientistas recomendam ficar em uma área com baixa poluição visual e, apesar de não ser necessário, o uso de binóculos pode ajudar. Além disso, uma dica crucial é ter paciência: seus olhos levarão um tempo para se adaptar à luminosidade e pode demorar um pouco até você encontrar os planetas.
Mercúrio aparecerá no nordeste do céu, enquanto Júpiter e Saturno aparecerão na região oposta, à sudoeste. Uma boa ideia é utilizar um aplicativo que mapeia o céu, como o Star Chart.