Decoração

O charme do azulejo na decoração

Com diferentes características, a técnica que já era observada no antigo Egito foi introduzida pelos árabes ao mundo e tornou-se um elemento muito utilizado em diferentes países.

Por: Nicolle Viana em 22 de janeiro de 2022

 

Com diferentes características, a técnica que já era observada no antigo Egito foi introduzida pelos árabes ao mundo e tornou-se um elemento muito utilizado em diferentes países. Mais tarde, fez de Portugal um importante suporte para se espalhar como expressão artística e revestimento ao longo de mais de cinco séculos. 

Foi-se o tempo em que o azulejo era visto somente em fachadas históricas ou como um material de construção. No Brasil, sempre foi muito comum em cozinhas e banheiros pelo baixo custo e impermeabilidade. A decoração atual traz formas, cores, estampas e até texturas originais para revestir e decorar os ambientes, transformando os azulejos em uma forte tendência.

Além da aplicação padrão, também podemos utilizar o material como coadjuvante: vale criar um painel colorido para a sala de jantar, um detalhe no piso, uma cabeceira de cama, reformar o banheiro, ou até mesmo usar algumas peças pintadas à mão para compor uma arte na parede. Basta usar e abusar da criatividade e garantir um detalhe diferenciado em casa.

Já pensou em salvar recordações com um pedacinho da casa da avó emoldurado? Preservar e emoldurar azulejos para guardar recordações é uma ideia que me encanta muito!