Crônicas
O Clube Caçadores pede socorro
Em 2022, um grupo de amigos dedicados à cultura e às tradições de Cachoeiro de Itapemirim, assumiu o desafio de revitalizar o centenário Caçadores Carnavalesco Clube.
Por: Marilene Depes em 3 de fevereiro de 2025
Em 2022, um grupo de amigos dedicados à cultura e às tradições de Cachoeiro de Itapemirim, assumiu o desafio de revitalizar o centenário Caçadores Carnavalesco Clube. Após anos de portas fechadas e severa deterioração, com danos causados por cupins e a falta de manutenção, foi iniciado um trabalho para devolver à comunidade esse importante patrimônio histórico e cultural.
Com recursos próprios e muito esforço realizou-se melhorias emergenciais para que o tradicional Baile de Gala da Festa da Cidade pudesse acontecer, tais como: Pintura, instalação de espelhos e lâmpadas, revitalização dos pisos, reforma dos móveis, adequação da parte hidráulica, substituição das caixas d’água, manutenção dos extintores e do sistema de combate a incêndios. A entidade também foi legalizada, com a atualização do Estatuto e eleição da Diretoria e Conselho Administrativo.
Apesar desses avanços o Clube ainda carece de intervenções estruturais para que possa atender os seus objetivos sociais, e para gerar receita por meio dos aluguéis. E para que tal aconteça a legislação atual exige que possua acessibilidade, o que não se exigia no século passado.
O Clube hoje requer: total manutenção elétrica para se adequar às novas exigências, construção de dois banheiros no salão de festas, reforma da cozinha, retirada de entulho acumulado por décadas, e de acessibilidade na entrada principal e a instalação de elevador. ACESSIBILIDADE E ELEVADOR – são as prioridades urgentes do Caçadores Carnavalescos Clube, cuja ausência inviabiliza o uso pleno do espaço e, consequentemente, a sua sustentabilidade financeira.
Em respeito a história e cultura da nossa cidade, buscamos parcerias e contamos com a compreensão e apoio do Governo Estadual, Municipal, autoridades, Cachoeirenses Ausentes homenageados em sua sede e empresários. O Caçadores é mais que um clube, é um símbolo vivo da memória de Cachoeiro e merece ser preservado para as gerações futuras. Contamos com a compreensão e apoio de toda Comunidade, o Clube Caçadores pede socorro, salvemos o patrimônio histórico.
Crônica escrita em parceria com Regina Monteiro e Anderson Del’Puppo, da Diretoria do Caçadores.