Geral

O mandato de Peter Costa em Mimoso do Sul

Como toda novidade, o mandato de Peter começou sob um olhar de certa desconfiança, mas também de muita expectativa. Afinal, apesar da pouca idade, ele já havia sido eleito vereador.

Por: Redação em 6 de junho de 2022

 

Depois de um longo tempo onde dois grupos políticos se revezavam no poder em Mimoso do Sul, a população decidiu apostar no novo. E novo mesmo. Peter Costa, então com 30 anos de idade, colocou seu nome à disposição para ser prefeito e foi eleito, interrompendo esse ciclo que comandou a cidade por décadas.

Como toda novidade, o mandato de Peter começou sob um olhar de certa desconfiança, mas também de muita expectativa. Afinal, apesar da pouca idade, ele já havia sido eleito vereador. O mais votado, aliás. Mas como Legislativo e Executivo são funções diferentes, era hora de mostrar que suas reivindicações enquanto parlamentar, agora, como prefeito, iriam sair do papel.

Dentista por formação, político por vocação, Peter assumiu a prefeitura com o desafio de fazer as coisas andarem no ritmo que estava acostumado a ver na iniciativa privada. Desafio esse, inclusive, enfrentado por todo administrador público do país. Aos poucos, foi desatando nós e destravando processos internos para que as coisas começassem a acontecer.

Após pouco mais de um ano como prefeito, Peter começa a colher os frutos. Apesar do orçamento reduzido que tem Mimoso do Sul, Peter foi elaborando projetos para buscar convênios e viabilizar obras que são demandas antigas da população. Já concluiu e entregou algumas e mais de 10 estão em execução. Obras de infraestrutura e que buscam solucionar problemas enfrentados há décadas pelos moradores, como alagamentos. É o maior pacote de obras da história de Mimoso.

Em menos de um mês, Peter inaugurou a sede do Corpo de Bombeiros; iniciou a construção da nova área de eventos na praça das mangueiras; começou a aplicação do calçamento em uma rodovia importante que ligará a sede até o distrito de Ponte do Itabapoana; anunciou investimento recorde de mais de R$ 10 milhões obras, sendo uma delas a drenagem e pavimentação asfáltica de boa parte da sede do município, que sofreu recentemente com alagamentos provocados pela chuva.

Tem ainda a construção de muros de contenção, galerias pluviais, drenagem e reparos de calçamento, extensão de rede elétrica no bairro Santa Marta, Alto São Sebastião, Loteamento Medeiros, Bairro Chafariz, Rua da Serra, pavimentação do Bairro Café Moca, entre outros.

Outro aspecto que levanta a moral da população é ter uma cidade bem cuidada. Desde quando era candidato, Peter insistia: “cidade limpa é a que menos se suja”. Nesse sentido, os servidores produziram lixeiras e instalaram por toda extensão do município. Além disso, Peter instalou led na iluminação pública, ajudando também na segurança da população.

Peter sabe que na gestão público nada se realiza sozinho. Não existe voo solo de uma andorinha só. Por isso, ele tem contado com um braço importante para desenvolver o trabalho: seu vice Paulinho Barros, que assumiu a Secretaria de Assistência Social e tem realizado um trabalho excelente. Cena rara na maioria dos governos, Paulinho tem papel importante na gestão, sempre presente em todas as ações.

A sensibilidade que Peter tem tido para acertar nas escolhas de onde investir vem da rua. Não é difícil encontrar o prefeito. Basta dar uma volta por Mimoso que, certamente, irá encontra-lo em algum lugar, caminhando e conversando com a população.

E passado o momento mais crítico da pandemia, o prefeito promete um calendário de eventos nunca visto em Mimoso. O festival de carne de porco, realizado no final do mês de maio, já foi um sinal. Mas vem muito mais por aí. E para quem gosta do festival da sanfona e viola, pode se preparar, porque Peter promete fazer o maior de todos esse ano.

“Temos uma vocação enorme para o turismo e precisamos valorizar isso. Investir em eventos de qualidade gera oportunidades de emprego e renda para nossa população. O turismo é uma indústria e precisamos transformar isso em negócios para nossa cidade e o povo”, comentou o prefeito.

Todo esse trabalho culminou em um reconhecimento importante. Peter foi um dos finalistas do prêmio Prefeito Empreendedor, oferecido pelo Sebrae.

“A gente fica feliz com todo esse reconhecimento, mas trabalhamos sem pensar em títulos e premiações. O que a gente quer é ver Mimoso evoluindo, crescendo e, com isso, ver a população cada vez melhor, com condições de realizar seus sonhos através de sua garra e força de trabalho. Como prefeito, tenho tido a responsabilidade e o compromisso de levantar todos os dias da minha cama com ânimo para trabalhar, fazer o que a cidade precisa que seja feito. O futuro é agora. Mimoso não pode esperar. E a gente vai suar a camisa para deixar essa cidade do jeito que ela merece”, comentou o prefeito Peter.

Questionado sobre seu futuro na política, Peter disse que “a única coisa que consigo pensar agora é em cuidar da minha cidade, do meu povo! Quero e vou seguir fazendo isso. Lá na frente, quando a gente concluir esse ciclo, aí começo a pensar em outros cargos”.

 

Convênio com o Governo do Estado garantiu o maior pacote de obras da história do município