Saúde

O trabalho transformador de Valério Resende na saúde de Cachoeiro

A primeira impressão é de um nome complicado: bucomaxilofacial. E quem pode explicar um pouco mais sobre esse assunto é Valério Resende, formado em odontologia, com especialização e cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

Por: Redação em 27 de novembro de 2024

 

A primeira impressão é de um nome complicado: bucomaxilofacial. E é mesmo. Não mais difícil do que o exercício da própria função a que ele remete. E quem pode explicar um pouco mais sobre esse assunto é Valério Resende, formado em odontologia, com especialização e cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

“Trabalhamos no diagnóstico e tratamento de condições que afetam a face, cavidade oral, maxilares e pescoço, unindo conhecimentos de odontologia e medicina. Fazemos desde procedimentos simples, como extrações dentárias, até cirurgias complexas, como correções de deformidades ósseas, traumas, patologias maxilofaciais e tratamentos para disfunções temporomandibulares (DTM) e apneia do sono”, resumiu Valério Resende.

Ele atua em três hospitais de Cachoeiro (Evangélico, Unimed e Santa Casa), além de consultório próprio, nas áreas de trauma, oncologia e odontologia hospitalar. Casado e pai de um casal, Valério está nessa especialização há 10 anos.

E como a maioria que trabalha na área da saúde tem esse espírito solidário e de querer ajudar ao próximo, Valério quis ampliar sua área de atuação e foi candidato a vereador nas eleições municipais desse ano, disputando uma vaga de vereador. E como marinheiro de primeira viagem, seu resultado surpreendeu o mercado político e colocou luz sobre seu nome. Foram 772 votos, ficando com a segunda suplência do seu partido e superando nomes que disputavam a reeleição e eram conhecidos na cidade.

“A política é uma ferramenta importante para melhorar a vida das pessoas. E como estamos todos os dias nos hospitais e nos consultórios, acompanhando de perto as principais demandas e quais são os maiores gargalos, acreditamos que podemos contribuir de uma forma técnica, propondo ações que façam a saúde avançar”, comentou Valério.

Sobre seu futuro, Valério diz que se sente motivado a continuar trilhando na política, mas ainda é cedo para qualquer decisão. “Nossa rotina dentro dos hospitais é sempre muito intensa. A política é uma construção coletiva e o resultado que tivemos nos deixou animados e esperançosos. Mas, hoje, meu foco é no meu trabalho como cirurgião”, ponderou.