Cidades

“O uso correto da rede está diretamente ligado à promoção da saúde e à qualidade de vida da população”

Nesta entrevista, o diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Ravaglia, fala sobre o trabalho que a concessionária tem realizado nas redes de esgoto da cidade

Por: Redação em 24 de abril de 2021

Bruno Ravaglia – Diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim

 

Embora não estejam visíveis nas ruas, as redes de esgoto têm um papel fundamental na manutenção da infraestrutura de uma cidade e na qualidade de vida de sua população. A utilização indevida dessas redes, por outro lado, pode gerar diversos problemas aos moradores que vão desde o retorno do esgoto para as residências, até complicações na saúde. Nesta entrevista, o diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Ravaglia, fala sobre o trabalho que a concessionária tem realizado nas redes de esgoto da cidade, sobre o papel da população para a efetividade dessas ações e sobre os perigos das ligações irregulares. Confira:

Observamos que a BRK Ambiental tem feito um trabalho constante de alerta contra as ligações clandestinas nas redes de esgoto, sobre a importância das ligações regulares dos imóveis e sobre o descarte de resíduos nestas redes. O que tem motivado essas iniciativas?

Temos realizado, já há alguns anos, um trabalho intenso de modernização e ampliação das redes de esgoto de Cachoeiro de Itapemirim e seus distritos. Porém, para que este trabalho seja efetivo, precisamos contar com a colaboração dos moradores e donos de estabelecimentos comerciais para que realizem a ligação de seus imóveis na rede de esgoto local. Só assim, o esgoto gerado será canalizado e enviado até uma estação de tratamento, onde passará por um processo antes de ser devolvido aos rios e córregos em condições adequadas.

O que também observamos, e deve ser evitado, é o descarte incorreto de resíduos sólidos na rede de esgoto. É importante que a população entenda que a rede de esgoto é projetada para receber 1% de sólidos e 99% de material líquido. Fios de cabelo, absorventes, embalagens, fio dental e restos de alimentos, quando jogados na rede, causam entupimentos. Outro ponto fundamental é que os donos de imóveis devem cuidar para que a rede de esgoto não receba a água de chuva. As ligações clandestinas prejudicam o bom funcionamento das redes de água e esgoto, sob o risco de fazer com que o esgoto retorne para dentro das residências.

Existe esta confusão sobre o papel desempenhado pelas galerias de drenagem de águas pluviais e as redes de esgoto?

Existe muita confusão, especialmente em períodos de chuvas intensas, quando o volume da chuva pode prejudicar a vazão das galerias pluviais e aumentar a possibilidade de retorno de esgoto, que pode atingir ruas e imóveis. O que buscamos orientar é que as redes de esgoto e as galerias de águas pluviais são sistemas diferentes e independentes.

Dessa forma, a água da chuva não pode ser enviada para as redes de esgoto, que são projetadas para receber exclusivamente o efluente dos banheiros, das pias e da cozinha. A água da chuva precisa ser encaminhada para a rede de drenagem de água pluvial por meio das bocas de lobo, que geralmente ficam próximas às calçadas e cuja manutenção é de responsabilidade do poder público municipal. Em locais em que a rede de água pluvial não exista, a água da chuva deve ir direto para a via pública.

No dia 21 de abril iniciamos mais uma campanha com o objetivo de alertar e orientar os moradores do município quanto aos perigos das ligações irregulares. Intitulada “Rede de esgoto e água da chuva não se misturam”, a campanha destaca que as ligações irregulares e o mau uso das redes estão relacionados ao transbordamento de esgoto em dias de chuvas intensas. Os problemas aparecem quando as duas redes (água e esgoto) são interligadas indevidamente e recebem descarte incorreto de resíduos, inclusive com risco à saúde da população, já que o esgoto ao retornar para as residências pode causar doenças ao entrar em contato com as pessoas.

 

 

Quais são as responsabilidades da BRK Ambiental e da população no que se refere às ligações de esgoto?

A responsabilidade da BRK Ambiental consiste em executar a modernização e a ampliação das redes de esgoto contratadas pelo município e garantir a manutenção dessas redes. Sempre que iniciamos e finalizamos estas obras, comunicamos aos moradores sobre os benefícios da ligação correta e regular.

Ao morador, cabe realizar a ligação do imóvel à rede de esgoto dentro dos critérios estabelecidos pela BRK Ambiental. A concessionária disponibiliza seus canais de atendimento para tirar as dúvidas dos moradores a respeito do assunto e informar as ações necessárias para a instalação correta da rede de esgoto no telefone gratuito 0800 771 0001 ou pelo Whatsapp (11) 99988-0001.

Como a população se beneficia com as ligações regulares?

O uso correto da rede de esgoto está diretamente ligado à promoção da saúde e à qualidade de vida da população, evitando doenças comuns relacionadas à falta de tratamento de esgoto ou ao esgoto a céu aberto, como diarreia, dengue, leptospirose e infecções gastrointestinais. O benefício também está na preservação do meio ambiente, pois ao fazer a ligação na rede de esgoto, a população contribui para a proteção das matas ciliares, a limpeza dos rios e córregos e ao equilíbrio dos ecossistemas. Outro benefício é a valorização de imóveis e melhor infraestrutura dos bairros, visto que um local provido de sistema de esgotamento sanitário impacta significativamente no valor dos imóveis.

Atualmente, qual é a situação das obras relacionadas ao esgotamento sanitário em Cachoeiro de Itapemirim?

Dentre os locais que neste ano de 2021 já foram beneficiados com a modernização e as novas redes coletoras de esgoto estão as regiões do Aquidaban, Novo Parque, Waldir Furtado de Amorim, Alto Independência e Monte Cristo. No momento, há obras sendo realizadas também nos bairros Aeroporto, Dr. Luiz Tinoco da Fonseca, e no distrito de Soturno.