Comportamento
Os melhores perfumes para usar durante o outono e inverno
A fragrância ideal é aquela que te faz sentir bem, seguro e feliz. Como a escolha da fragrância é algo muito particular, a melhor forma de encontrar aquelas que você mais gosta é experimentando.
Por: Redação em 27 de maio de 2020
Já reparou que nosso comportamento muda conforme as estações do ano? No calor, a gente tende a ficar mais animado e passa a escolher uma alimentação mais fresca, leve… Já no inverno, tudo o que queremos é ficar quietos e rodeados de conforto e acolhimento seja nas roupas ou no prato.
E nada mais natural do que levar esse comportamento para a escolha do perfume também. “Aquele friozinho de final de tarde e início de noite pedem uma fragrância mais aquecida, por exemplo. A robustez dos tecidos encorpados típicos do inverno, que compõem um visual mais sofisticado, também pode estar nas fragrâncias: notas mais densas como os elegantes amadeirados ambarados e chypres amadeirados fazem sucesso nesta estação e combinam com qualquer look”, explica Cesar Veiga, Expert do Núcleo de Inteligência Olfativa do Grupo Boticário.
Confira asdicas e indicações de fragrâncias mais encorpadas que prometem aquecer e trazer conforto imediato ao seu dia a dia:
Como escolher?
A fragrância ideal é aquela que te faz sentir bem, seguro e feliz. Como a escolha da fragrância é algo muito particular, a melhor forma de encontrar aquelas que você mais gosta é experimentando. “Dedique um tempo testando as opções na sua pele. Todo mundo tem o seu próprio cheiro, por isso, a mesma fragrância pode apresentar variações em pessoas diferentes. O ideal é passar na pele e esperar alguns minutos para reconhecer a fragrância e aí, sim, ter certeza de que ela te agrada”, indica.
Notas que aquecem
Segundo Cesar, não existem regras definidas para adotar essa ou aquela fragrância em diferentes estações do ano. Há preferências por notas mais sofisticadas em climas frios e notas frescas nos dias quentes. “Especiarias como o cravo e a canela e até mesmo a baunilha ajudam a aquecer e dar uma sensação de conforto”, diz. Devido as baixas temperaturas, fragrâncias mais sofisticadas acabam sendo exploradas na estação e, como o corpo transpira menos, consequentemente, a evaporação é menor. “Para ter potência ao exalar as essências, a aposta é por olfativos mais densos, como as notas adocicadas gourmand com toques de florais e especiarias mais quentes”, completa.
As famílias orientais, amadeirados e chypres com facetas especiadas , ambaradas e gourmand , passam mais a sensação de calor, de aconchego e de acolhimento. São olfativos mais marcantes e, por isso, são mais usados no inverno.