Saúde

Patrícia Leal dá dicas de como baixar o percentual de gordura até o verão

Alimentação natural, proteínas e gorduras boas são algumas das práticas que ajudam no processo. “Comer de forma “limpa”, ou seja, descascando mais e desembalando menos, acelera a definição e melhora o processo inflamatório

Por: Redação em 11 de setembro de 2024

Há exatos 4 meses da estação mais quente do ano, ainda dá tempo de conquistar um corpo mais saudável para curtir o verão da melhor forma possível. E para ajudar a chegar no objetivo traçado, nada melhor do que dicas valiosas de profissionais que entendem do assunto. Por isso, batemos um papo com a nutricionista Patrícia Leal, que trouxe um passo a passo para baixar o percentual de gordura do corpo em pouco tempo.

 

Alimentação natural, proteínas e gorduras boas são algumas das práticas que ajudam no processo. “Comer de forma “limpa”, ou seja, descascando mais e desembalando menos, acelera a definição e melhora o processo inflamatório. Além disso, aumentar o consumo de proteínas magras, reduzir a ingestão de gordura saturada e substituir por gordura boa é excelente para a manutenção hormonal”, explica a nutricionista.

 

E é preciso ter cuidado, pois, fazer mudanças bruscas pode causar problemas. “Restrições severas podem causar declínio dos hormônios, fazendo com que as pessoas não percam gordura e tenham seu rendimento afetado. Por isso, é importante não zerar carboidratos, se manter hidratado durante todo o dia e consumir alimentos termogênicos, que aumentam em 10% o gasto calórico total, contribuindo para a ativação e aceleração do metabolismo”, conta Patrícia.

 

E para tudo isso, ter um acompanhamento nutricional é fundamental. “Para saber exatamente o seu percentual de gordura é necessário fazer uma avaliação antropométrica com um profissional capacitado, que vai usar adipômetro e bioimpedância para definir como está a sua composição corporal, quantos kg é de gordura, massa muscular e água, por exemplo. Feita a primeira avaliação e seguindo o plano alimentar, o paciente conseguirá acompanhar sua evolução, a diminuição do percentual de gordura e a porcentagem muscular, pois, quando começamos a baixar a gordura mantendo a massa muscular o peso não reduz na balança, porém as medidas corporais reduzem, aparentando um corpo mais esguio e definido”, relata a nutricionista.

 

Alimentos que são fonte de proteínas magras são ideais para esse processo, como: frango e peixe; além das frutas com baixo índice glicêmico, como: melancia, kiwi, maçã, morango; cereais integrais; verduras cruas e gorduras boas.

 

A atividade física também é uma grande aliada da baixa no percentual de gordura. “Praticar atividade é fundamental não somente para o resultado final, mas para manutenção da saúde e bem-estar. No processo de definição muscular o exercício ajuda na preservação da musculatura e também na saúde mental. Estudos comprovam o quanto se exercitar faz bem para o corpo e mente”, afirma Patrícia.

 

Nada em excesso é bom e isso também vale para a alimentação. “Tudo em exagero faz mal, ainda mais quando se quer ter resultados rápidos, o que é o caso do verão, por exemplo. Quando temos um curto tempo, precisamos fazer restrições maiores para chegar no objetivo final. Porém, muito além de eliminar, vamos falar em equilíbrio e constância”, finaliza a nutricionista, Patrícia Leal.

SERVIÇO

Endereço: SHOPPING SUL – FV CLINIC – Av. Francisco Lacerda de Aguiar, 382 – 408AA – Paraíso, Cachoeiro de Itapemirim – ES, 29304-048

Contato:  (28) 99986-8017

Instagram: @nutripatricialeal