Paladar

Pela égua

Para a coluna dessa semana preparei um prato que é de origem mineira, porém, muito consumido durante as festas juninas e julinas, principalmente em dias frios.

Por: Camila Misse em 28 de junho de 2021

 

O meses de junho e julho estão aí e com eles a vontade de saborear as deliciosas comidas típicas. Para a coluna dessa semana preparei um prato que é de origem mineira, porém, muito consumido durante as festas juninas e julinas, principalmente em dias frios. A Pela Égua também é conhecida como canjiquinha ou quirera de milho. Anota aí os ingredientes e aprecie essa delícia mineira.

Ingredientes

1 xícara (chá) de canjiquinha; 200g de bacon em cubos; 500g de costelinha de porco em pedaços; 1 linguiça calabresa fatiada; 1 paio fatiado; 1 cebola grande picada; 2 dentes de alho picados; 1 tomate maduro sem sementes picado; Sal e pimenta-do-reino a gosto; 3 xícaras (chá) de água fervente; 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado

Modo de prepraro

Deixe a canjiquinha de molho em água por 20 minutos, escorra e reserve. Aqueça uma panela grande, em fogo médio e frite o bacon na própria gordura por 3 minutos ou até começar a soltar gordura. Adicione a costelinha e frite até dourar. Acrescente a calabresa, o paio, a cebola e o alho e refogue por 5 minutos. Despeje a canjiquinha, o tomate, sal e pimenta. Adicione a água fervente e cozinhe por 40 minutos, em fogo baixo, mexendo de vez em quando ou até a canjiquinha e a carne amaciarem. Acrescente mais água fervente se necessário. O caldo deve ficar grosso. Transfira para uma travessa, polvilhe com o cheiro-verde e sirva acompanhado de arroz branco.