Cidades

Prefeitura de Cachoeiro lança Casamento Comunitário e Baile de Debutantes

O Casamento Comunitário tem como objetivo resgatar a cidadania e assegurar direitos civis, por meio da regularização da situação civil de casais inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Por: Redação em 4 de fevereiro de 2026

 

As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (Semcit) lançam, em 2026, dois importantes projetos sociais que reforçam o cuidado com a cidadania, a dignidade e os sonhos da população de Cachoeiro de Itapemirim: o Casamento Comunitário e o Baile de Debutantes.

As iniciativas nasceram do olhar sensível e do coração da primeira-dama Norma Ayub, que idealizou os projetos a partir da escuta atenta das necessidades da população. A proposta foi prontamente abraçada pelos secretários municipais Eder Botelho da Fonseca (Semdes) e Parraro Scherrer (Semcit), que assumiram o compromisso de transformar esses sonhos em ações concretas, promovendo inclusão social e cidadania.

O Casamento Comunitário tem como objetivo resgatar a cidadania e assegurar direitos civis, por meio da regularização da situação civil de casais inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A proposta é permitir que esses casais tenham acesso a um casamento completo, com toda a estrutura necessária para um momento marcante e digno.

Nesta primeira edição, serão ofertadas 40 vagas, distribuídas em todo o território municipal. Caso o número de inscrições ultrapasse esse quantitativo, será formada uma lista de espera para uma próxima edição do projeto. Os casais selecionados participarão de um casamento com serviços que incluem cartório, celebração ecumênica, decoração, fotógrafo, vestimentas, transporte, entre outros.

As inscrições para o Casamento Comunitário deverão ser realizadas presencialmente no CRAS de referência mais próximo da residência do casal, mediante apresentação de toda a documentação exigida.

Debutantes

Já o Baile de Debutantes é voltado para adolescentes que completarão 15 anos ao longo de 2026 e que estejam inscritas no CadÚnico. O projeto busca proporcionar uma experiência única e inesquecível, fortalecendo a autoestima, os vínculos familiares e comunitários, além de promover momentos de aprendizado e convivência.
Serão disponibilizadas 20 vagas nesta primeira edição, com prioridade para jovens que já participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

As participantes terão acesso a baile de debutantes, vestido, maquiagem, oficinas e atividades preparatórias. As inscrições deverão ser realizadas no CRAS de referência mais próximo da residência da adolescente, pelo responsável legal.

O período de inscrições para ambos os projetos será de 09 de fevereiro a 09 de março de 2026, nos nove CRAS do município.
Para a inscrição no Casamento Comunitário, é necessária a apresentação dos seguintes documentos: nome completo dos noivos, CPF e RG dos noivos, certidão de nascimento dos noivos, comprovante de residência, Cadastro Único atualizado, informação sobre filhos, assinatura dos noivos, nome completo das testemunhas, RG e CPF das testemunhas, comprovante de residência das testemunhas e autorização de uso de direito de imagem.

Para o Baile de Debutantes, os documentos exigidos são: certidão de nascimento da debutante, CPF e RG da debutante, RG e CPF do responsável legal, Cadastro Único atualizado, comprovante de matrícula e frequência escolar, sendo a inscrição realizada pelo responsável legal, além da autorização de uso de direito de imagem.

Com esses projetos, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim reafirma seu compromisso com a promoção da cidadania, da inclusão social e da valorização de momentos que marcam a vida das famílias e dos jovens do município.