Saúde

Primeiro Hackathon da Unimed Sul Capixaba incentiva inovação colaborativa e premia ideias para o setor de saúde

O evento promoveu um espaço de criação e colaboração, reunindo mais de 35 colaboradores em uma maratona de 16 horas.

Por: Redação em 17 de novembro de 2024

A Unimed Sul Capixaba realizou o seu primeiro Hackathon, nos dias 8 e 9 de novembro, reunindo mais de 35 colaboradores em uma maratona de 16 horas para desenvolver soluções inovadoras para o setor de saúde. O evento representou uma campanha de ideias que mobilizou diferentes áreas da cooperativa em torno do desafio de fomentar uma cultura de inovação colaborativa.

 

O termo “hackathon” é uma combinação de “hack” e “marathon” e se refere a uma maratona de colaboração intensa, em que times se reúnem para criar soluções em curto prazo. Na Unimed Sul Capixaba, o objetivo foi explorar novas ideias e propor soluções para desafios específicos da área da saúde.

 

Para preparar os participantes, foram realizadas sessões de brainstorming com o apoio dos Embaixadores da Inovação, que auxiliaram os times na identificação das causas raiz dos problemas e no desenvolvimento de soluções criativas.

 

O Hackathon encerra o ciclo da Jornada da Inovação em 2024 que passou por várias iniciativas, dentre elas, uma Campanha de ideias com o tema “Intercâmbio” que captou 77 ideias. Ao longo do Hackathon, os colaboradores se dividiram em sete grupos para pensar outras formas de tratar o tema, sempre refletindo o talento e o comprometimento dos colaboradores. As três melhores propostas foram premiadas, destacando o trabalho em equipe e a dedicação dos participantes.

 

O gerente de Estratégia, Inovação e Projetos da Unimed Sul Capixaba, Alex Faria Cordeiro, ressaltou a importância do evento para a cultura de inovação da cooperativa. “O Hackathon foi uma grande conquista para todos nós. Essa iniciativa fortalece o espírito de colaboração e estimula nossos colaboradores a pensarem fora da caixa, trazendo soluções práticas e inovadoras para os desafios do dia a dia”, explica.