Comportamento
Procon de Cachoeiro dá dicas para compras na Semana do Consumidor
A Semana do Consumidor foi criada pelo comércio como estratégia para aumentar as vendas no período próximo ao Dia do Consumidor, que é comemorado, em 15 de março. Mas, nesse contexto, a proposta de oferecer vantagens aos compradores pode ser distorcida.
Por: Redação em 17 de março de 2021
A Semana do Consumidor chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas promocionais divulgadas nos meios digitais, principalmente. Nesse momento de campanhas tão persuasivas, o Procon de Cachoeiro recomenda ao consumidor muita cautela para não cair em ofertas enganosas e ter prejuízo financeiro com a compra dos produtos.
O órgão municipal lembra que a Semana do Consumidor foi criada pelo comércio como estratégia para aumentar as vendas no período próximo ao Dia do Consumidor, que é comemorado, anualmente, em 15 de março. Mas, nesse contexto, a proposta de oferecer vantagens aos compradores pode ser distorcida.
Então, para começar, o Procon alerta que a oferta e a apresentação dos produtos e serviços devem ter informações claras e precisas sobre preço, forma de pagamento, garantia e prazos de validade.
E se os sites não garantirem as ofertas que divulgam, estão praticando publicidade enganosa, o que é crime e deve ser denunciado ao órgão.
“É fundamental conferir a credibilidade da loja. Para isso, procure, no site, informações como razão social, CNPJ, endereço e outras formas de contato (SAC). Se essas informações não estiverem disponibilizadas, escolha outro fornecedor. Desconfie, inclusive, de lojas que só oferecem boleto bancário como forma de pagamento”, orienta o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel.
Após a compra, o Procon lembra que o consumidor pode desistir da mesma, dentro do prazo de sete dias, após o recebimento do produto ou serviço. E caso o produto não seja entregue ou haja atraso na entrega, o comprador pode rescindir o contrato e receber o dinheiro de volta.
No caso de produto com defeito, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabeleceu um prazo de vigência para reclamações de 30 dias para fornecimento de serviços e produtos não duráveis, e 90 dias para serviços e produtos duráveis.
Se o problema não for resolvido nesses prazos, o consumidor pode pedir a troca por outro produto da mesma espécie, bem como a restituição do valor pago ou abatimento proporcional do preço.
Se precisar acionar o Procon de Cachoeiro, entre em contato pelos telefones (28) 3155-5262 ou (28) 3155-5276.
Mais dicas:
- Verifique se o site é confiável
- Desconfie de ofertas muito apelativas e muito baratas
- Não faça depósito para pessoas físicas
- Fique de olho no compartilhamento de dados do site em que está comprando (que tipo de dados está tendo que fornecer para realizar a compra)
- Atenção com o custo total da compra, lembrando que a compra online muitas vezes têm frete
- Só compre o que realmente necessita