Paladar

Produtores do Espírito Santo dominam o prêmio Coffee of The Year 2024

Estado teve sete representantes no top 5 das categorias canéfora e arábica. Grãos de Jerônimo Monteiro e Divino de São Lourenço foram os campeões

Por: Redação em 23 de novembro de 2024

Os cafés de dois produtores capixabas apoiados pelo Sebrae/ES foram considerados os melhores do ano de 2024 pelo prêmio Coffee of the Year, da Semana Internacional do Café (SIC), que foi realizada no Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 20 e 22 de novembro. Além dos campeões, o Espírito Santo ainda contou com outros  cinco representantes no top 5 das duas premiações. Na categoria Canéfora (conilon), o vencedor foi Antônio Cezar Demartini Landi, do Sítio do Pedrão, de Jerônimo Monteiro. Já na categoria Café Arábica, o primeiro lugar ficou com Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, do município de Divino de São Lourenço.

 

Em sua 12° edição, o concurso é composto por duas fases. Na primeira, amostras de produtores de todo o país são recebidas, torradas e provadas por especialistas ligados ao Coffee Quality Institute (CQI). Ao longo da SIC acontece a segunda fase, em que as 10 melhores amostras de arábica e cinco de canéfora são degustadas pelo público, que vota nas melhores. A premiação aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira (22).

 

Com um estande dedicado, o Sebrae/ES promoveu o café capixaba e ofereceu suporte aos produtores do estado, destacando sua participação em competições de renome, como o Coffee of the Year. “A SIC é sempre uma chance única de mostrar o potencial dos nossos cafés e valorizar o trabalho árduo dos pequenos produtores. O Sebrae/ES está comprometido em apoiar cada etapa dessa jornada,” afirmou Jhenifer Ribeiro Soares, analista do Sebrae/ES.

 

O Espírito Santo é responsável por mais de 30% da produção brasileira de café, o que o coloca como o 2° maior produtor da iguaria, atrás somente de Minas Gerais. As iniciativas do Sebrae/ES são fundamentais para impulsionar a competitividade e a inovação no estado, ajudando produtores a conquistarem novos mercados e reconhecimento. Com expressiva produção de arábica e conilon, o estado capixaba desempenha um papel significativo no cenário nacional e até internacional.

 

 

Os capixabas no Top 5 da categoria Canéfora

1° lugar- Antônio Cezar Demartini Landi (Sítio do Pedrão / Jerônimo Monteiro-ES)

2° lugar- Neusa Maria da Silva de Souza (Sítio Grãos de Ouro / Muqui-ES)

3° lugar- Talles da Silva de Souza (Sítio Grãos de Ouro / Muqui-ES)

5° lugar- Luiz Claudio de Souza (Sítio Grãos de Ouro / Muqui-ES)

 

Os capixabas no Top 5 da categoria Arábica

1° lugar- Paulo Roberto Alves (Sítio Campo Azul / Divino de São Lourenço-ES)

3° lugar- Douglas Dutra Vieira (Sítio Cordilheiras / Iúna-ES)

4° lugar – Afonso Lacerda (Sítio Forquilha do Rio / Dores do Rio Preto-ES)