Cidades

Projeto Fonte de Futuro amplia acesso de estudantes à água tratada em Cachoeiro

Segundo o estudo Futuro em Risco, do Instituto Trata Brasil, jovens que vivem em áreas sem acesso à rede de distribuição de água têm um atraso escolar médio de 1,8 ano.

Por: Redação em 10 de dezembro de 2025

 

No Brasil, cerca de 38 mil escolas não têm acesso a uma fonte segura de abastecimento de água, e 5,2 milhões de crianças e adolescentes convivem diariamente com o risco de terem doenças de veiculação hídrica. Além disso, segundo o estudo Futuro em Risco, do Instituto Trata Brasil, jovens que vivem em áreas sem acesso à rede de distribuição de água têm um atraso escolar médio de 1,8 ano.

Para ajudar a transformar essa realidade no país, o projeto Fonte de Futuro está instalando sistemas de tratamento de água em escolas públicas situadas em terras indígenas, rurais, quilombolas e outras regiões afastadas dos centros urbanos. Até agora, o projeto já chegou a 40 escolas espalhadas por três estados brasileiros – o Espírito Santo é o quarto. A tecnologia utilizada elimina 100% de vírus e bactérias, garantindo água livre desses microrganismos diretamente nas torneiras das escolas.

A primeira fase da iniciativa em Cachoeiro de Itapemirim contempla a escola localizada em Monte Alegre, onde o acesso à rede pública de água é inexistente. “O projeto Fonte de Futuro é mais do que uma iniciativa de saneamento: é um compromisso com a saúde, a educação e a dignidade das comunidades. Em Cachoeiro de Itapemirim, estamos levando água tratada para escola que não tem acesso à rede pública, garantindo um direito básico que transforma vidas. Cada sistema instalado significa menos risco de doenças, mais oportunidades de aprendizado e um futuro mais justo para nossas crianças. Esse é o propósito que nos move: fazer do saneamento um agente de inclusão e desenvolvimento”, afirma Guilherme Pimentel, diretor da BRK em Cachoeiro de Itapemirim.

Até agora, já beneficiamos mais de 8,5 mil alunos e 30,2 mil pessoas em comunidades vulneráveis, com a distribuição de aproximadamente 398 mil litros de água tratada por dia. Os municípios contemplados incluem regiões do Tocantins, Pará, Macaé (RJ), e Cachoeiro de Itapemirim (ES).

Carlos Almiro Melo, presidente do Instituto BRK, reforça o compromisso da organização: “Mais do que prestar serviços de saneamento, estamos levando dignidade e qualidade de vida, promovendo transformações verdadeiras e duradouras na vida dessas crianças e suas comunidades. Para isso, o projeto também promove ações de educação ambiental nas comunidades atendidas, para contribuir com o desenvolvimento da consciência sobre a importância do saneamento e o uso consciente da água.”

Com ações concretas e parcerias estratégicas, o projeto Fonte de Futuro mostra que é possível transformar realidades e garantir um direito básico que ainda falta para milhões de brasileiros: água potável.