Crônicas

Realidade controversa

Plantei, há alguns anos, duas mudas de manacás, planta que remonta e me transporta à minha infância no interior.

Por: Marilene Depes em 15 de outubro de 2025

Plantei, há alguns anos, duas mudas de manacás, planta que remonta e me transporta à minha infância no interior. Cresci ouvindo: “Lá detrás daquele morro tem um pé de manacá, nós vai pra lá, nós vai casá, sê qué”? Existem dois tipos de manacás, o comum, de flores brancas, lilases e roxas e de perfume inebriante, que exala à distância. E o manacá da serra, mais exuberante e colorido, mas que não possui perfume, tentei plantá-lo algumas vezes, mas só sobrevivem em clima frio. O manacá comum tem outra característica interessante, a muda inicial vai se duplicando em novas mudas por mergulhão e se transformaram em uma proliferação de arbustos, que florescem duas vezes ao ano. E hoje estão no esplendor da floração!

Emocionada com tanta exuberância decido tirar fotos e publicar, a beleza merece ser partilhada, e quando o faço sempre tem alguém que me pede mudas, o que me dá muito prazer. E começo a fotografar e observo que o resultado nunca me satisfaz, as fotos não fazem jus à realidade. O pé de manacá, florido e perfumado, não consegue ser definido numa simples foto. Tentei em outros momentos, em horários distintos, a fim de captar luzes em posições diferentes, e conclui ser impossível comparar a beleza ao vivo com a imagem da câmera. Não satisfeita desisti.

E penso em como a realidade pode ser controversa. A figura visível pode não corresponder ao que é real, as redes sociais exemplificam perfeitamente. A internet possui muitos truques que transformam as pessoas, o que ocasiona surpresas, principalmente entre casais que se relacionam nos sites e se surpreendem desagradavelmente quando se encontram ao vivo, constrangimentos que poderiam ser evitados. Como também pode surpreender aqueles que, possuem uma imagem externa que não corresponde a um interior profundamente iluminado.

Variados editores de imagem, photoshop, IA, ChatGPT, enfim, há uma proliferação de truques capazes de enganar visualmente, porém a beleza real não consegue ficar oculta sob ilustrações falsas, e nem consegue ser expressa, em toda sua plenitude, por uma imagem fria e estática. Meus manacás testemunham!