Esporte
Rodolpho Maia destaca avanços e projeta novos investimentos no esporte e lazer em Cachoeiro
iversas iniciativas de saúde e bem-estar já saíram do papel, mas ainda existem vários que estão sendo operacionalizados.
Por: Redação em 13 de agosto de 2025

Conversamos com o Secretário de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida de Cachoeiro, Rodolpho Maia, que contou um pouco sobre os projetos realizados até agora e a projeção para os próximos anos. Diversas iniciativas de saúde e bem-estar já saíram do papel, mas ainda existem vários que estão sendo operacionalizados.
Fale um pouco sobre as principais ações da Secretaria de Esportes e Lazer?
Eu assumi a secretaria em abril/2024 e de lá para cá conseguimos grandes feitos, como: ampliamos os lucros educacionais, o que proporcionou um aumento no número de atendimentos de crianças em atividades esportivas tanto nos bairros do centro da cidade quanto nos distritos. Para se ter uma ideia, assistimos em torno de 2500 crianças, de 7 a 17 anos e temos cerca de 20 profissionais de educação física e estagiários para ministrar as atividades esportivas. Todos os alunos recebem uniformes feitos pela nossa Prefeitura, mas também vamos ser beneficiados pelo projeto “Campeões do Futuro”, do Governo do Estado, e vamos receber materiais esportivos e mais uniformes para essas crianças.
Além das crianças, também cuidamos das mulheres da terceira idade. Eu e a Cintia Schiavini escrevemos o projeto Unidade Qualidade de Vida, sendo que, dentro desse projeto, foram criados Núcleos de Qualidade de Vida, sendo um deles o que desenvolve um lindo trabalho com mais de 3 mil mulheres que são hipertensas e diabéticas. E os números são incríveis: 90% das mulheres que participam já pararam de fazer uso de medicamentos. Hoje, temos 39 Núcleos de Qualidade de Vida e a intenção é chegarmos a 45 ainda esse ano. Esse projeto, inclusive, ganhou um prêmio do SUS no ano passado e foi indicado para ser premiado de forma nacional.
Como a secretaria organiza as ações para atender tanto os atletas de base quanto os de alto rendimento?
Hoje, temos profissionais com olhar treinado para identificar alunos que possuem potencial para serem atletas de alto rendimento, dentro das várias iniciativas esportivas oferecidas. Temos projetos sociais de atletismo, ministrados pelo Édipo, com mais ou menos 120 crianças, sendo que algumas delas já disputaram a Corrida Garoto e a Corrida São Pedro, por exemplo.
Além disso, fazemos parcerias, como com os Jogos Escolares, por exemplo. Realizamos as seletivas regionais, depois os vencedores vão para o Campeonato Estadual e, se ganharem, pro Campeonato Nacional. O último campeonato que participamos foi realizado em Guarapari, onde, das 9 modalidades disputadas, tivemos os times de Cachoeiro presentes no pódio com 3 vices-campeões, 2 em terceiro lugar e 2 campeões estaduais, sendo: Basquete com a São Camilo e CELP com Handebol, tanto feminino quanto masculino, que vão para Uberlândia, Minas Gerais, para disputar o Campeonato Brasileiro, representando o Espírito Santo.
Quantas quadras e ginásios foram construídos ou reformados durante a sua gestão?
Até o presente momento, fizemos: 9 quadras; 3 ginásios; 5 praças e 4 academias. Mas já estamos com pedido de mais 12 academias ainda para 2025. Mas fica aqui um apelo para a população de Cachoeiro: nós precisamos que vocês tenham consciência na hora de utilizarem os espaços. É muito triste fazermos uma entrega e antes de inaugurarmos o espaço estar danificado. preciso cuidar e preservar para que todas possam usar por muito tempo. Com o cuidado de todos, conseguimos concentrar os recursos apenas em novas unidades e não em obras ou ajustes nas unidades antigas.


Fale um pouco sobre os principais eventos esportivos apoiados e criados pela sua gestão?
Temos diversas iniciativas próprias, mas também apoiamos muitas iniciativas privadas. As corridas mais famosas que temos, são: Corrida de São Pedro; Corrida da Mulher, Corrida Kids, Corrida da Bondade, Corrida Santa Rita, entre outras. Mas além delas, também somos apoiadores da Corrida da Leia, Corrida da Guarda Municipal, 10 Milhas do Mármore e Granito e muitas outras. Então, temos além do nosso calendário fixo, o apoio que damos aos outros eventos. Vemos a nossa gestão como uma gestão de grandes obras e eventos.
Além disso, fizemos uma parceria com o Estrela do Norte, em que isentamos o IPTU e como contrapartida, temos acesso ao campo do time, temos membros dos nossos projetos participando da escolinha do Estrela, podemos usar o campo para as nossas atividades, entre outros.
Como a secretaria apoia os atletas da cidade?
Hoje temos o Programa Bolsa Atleta, que é feito através de um edital com várias exigências que o atleta precisa cumprir para conseguir essa ajuda de custo para fazer os treinamentos, viajar e outras despesas básicas para se manter no esporte. Na nossa gestão, conseguimos aumentar o valor da bolsa em 15% para esse primeiro ano e deixamos na lei para que, a cada ano, tenha um aumento de acordo com o imposto. Inclusive, já vamos lançar em outubro o Programa Bolsa Atleta 2026.
Também temos um edital que apoia eventos esportivos de federações sem fins lucrativos. Ainda nesse ano teremos um campeonato de jiu-jitsu que vai movimentar a cidade em todos os sentidos, afinal, além de propagarmos o esporte, também ajudamos o comércio, os hotéis e o reconhecimento da cidade de Cachoeiro como uma apoiadora de práticas esportivas.
Quais são as próximas ações para propagar saúde e bem-estar para os cachoeirenses?
Rodolpho Maia: Reconhecendo a necessidade da cidade de mais locais de lazer, nós fechamos a Beira-Rio e a avenida do IBC aos domingos para que as famílias pudessem passear e praticar esportes. E foi uma grata surpresa a forma com que essa iniciativa foi aceita pela população! Todos os domingos a avenida está sempre cheia de saúde, famílias e muita alegria. E essa iniciativa foi o pontapé para outro projeto que denominamos de “Agita”. A primeira edição vai acontecer no dia 17/08 em Conduru. Esse projeto vai levar profissionais de educação física para dar aulas de dança, funcional e diversas atividades voltadas para a saúde para a população.
A nossa intenção é rodar os bairros com esse projeto e fazer com que todo mundo movimente o corpo.
Qual legado você gostaria de deixar como Secretário de Esportes de Cachoeiro?
Rodolpho Maia: O meu pai sempre me dizia que só temos uma coisa em nossas vidas que é o nosso nome e que temos que honrá-lo sempre. E é isso que eu venho fazendo na minha carreira e vida pública. Quero dar uma qualidade de vida melhor para as crianças, idosos, adolescentes e fazer com que eles tenham contato com o esporte, que é transformador. Eu sinto que faço apenas a ponta, mas sei que impacta a vida de várias pessoas que estão participando dos nossos projetos, estão sendo assistidas e tendo uma atenção individualizada. Acredito que esse é o legado que quero deixar: contribuir para a melhora na saúde das pessoas, aproximá-las do esporte e levar saúde para todos!


