Decoração
Rômulo Pegoretti inova com Manual de Excelência
O Manual de Excelência criado pelo arquiteto Rômulo Pegoretti impressiona pelo detalhamento minucioso da animação 3D de alto realismo e a especificação técnica da obra
Por: Redação em 10 de maio de 2021
Uma coisa é você imaginar como a sua casa vai ficar depois de construída, outra coisa é você entrar num cenário virtual e ter certeza absoluta do resultado final, em seus mínimos detalhes.
O Manual de Excelência criado pelo arquiteto Rômulo Pegoretti impressiona pelo detalhamento minucioso da animação 3D de alto realismo e a especificação técnica da obra. Com aproximadamente 120 páginas, o Manual facilita a vida do mestre de obra, que recebe tudo mastigado. A leitura pode se dar de três formas: por legenda, perspectiva e cor.
Segundo Pegoretti, o Manual de Excelência evita erros durante a obra e garante que o custo inicial não sofra nenhuma alteração: “É uma tranquilidade tanto para os executores quanto para o cliente que, na entrega do projeto, já consegue fazer um passeio por todos os ambientes. É como se o futuro se materializasse no presente.”
As inovações do arquiteto deram tão certo que o escritório de Pegoretti em Vitória já trabalha com lista de espera. No final desta entrevista, você vai visitar um dos ambientes virtuais criados por Rômulo Pegoretti, usando o QR Code.
Ano passado, você foi considerado a revelação da arquitetura vibracional. Foi o vencedor do programa “Jogo de Panelas” da Rede Globo, teve inclusive o projeto do seu apartamento muito elogiado pela Ana Maria Braga. Agora, acaba de ter seu nome incluído no Prêmio Vix Design, que homenageia os melhores arquitetos e profissionais de design do Estado. A pergunta é: para onde você está indo com tanta pressa?
Olha, pressa não é uma palavra que me define. Eu gosto de fazer as coisas com muito foco, muita concentração, pensando não apenas na beleza do projeto, mas no aconchego do ambiente e no valor energético dos objetos. Quero muito mais do que a satisfação do cliente, quero vê-lo completamente encantado, com os olhos brilhando de felicidade. Enquanto isso não acontece, eu não me dou por satisfeito. Talvez seja esse jeito de cuidar dos meus clientes que esteja chamando a atenção de outras pessoas. No começo deste ano, eu tive que ampliar a minha equipe para dar conta da demanda. Mas um dos segredos do êxito é ir com calma e com alma.
Você está inovando mais uma vez com a oferta do Manual de Excelência. O que o motivou a fazer esse investimento em tecnologia de ponta em plena pandemia?
É justamente nos momentos mais difíceis que precisamos exercer a criatividade e criar novos diferenciais. A animação 3D não é uma novidade no mercado da arquitetura, o diferencial no caso do Manual de Excelência passa pelo alto realismo das imagens, a especificação técnica minuciosa dos ambientes, inclusive com os móveis e seus respectivos preços. Dos parafusos da marcenaria até a decoração, tudo está no papel detalhado, com 3 formas de leitura: legendas, desenhos e diferenciação por cores – os dois últimos itens é para beneficiar algum construtor ainda não alfabetizado. O cliente só tem o trabalho de olhar, gostar, aprovar e ter a tranquilidade que tudo sairá do jeito como foi sonhado.
Percebe-se que você gosta muito de trabalhar espaços amplos, onde a ideia do conceito aberto ganha ainda mais amplitude. É uma especialidade que você vem desenvolvendo?
Olha, eu me sinto um especialista em traduzir para o concreto os sonhos dos meus clientes, seja em espaços grandes ou pequenos. Evidentemente que uma obra grande exige mais do profissional da arquitetura e, como eu gosto de grandes desafios, o Universo tem sido generoso comigo me mandando grandes empreendimentos. A dedicação que eu emprego nos projetos que estou fazendo para o Paradise Hills, por exemplo, é a mesma de uma reforma de apartamento. O tamanho do projeto não importa, pra mim importante é o encantamento do cliente com o resultado final.
Você hoje é uma referência quando se fala em arquitetura vibracional. Como se deu esse seu interesse pela harmonização dos ambientes através do poder energético das pedras, dos cristais e das plantas?
Eu sou filho de uma psicóloga e meu pai é consultor imobiliário, dois profissionais que lidam muito com pessoas e, consequentemente, com suas emoções. Herdei deles a apreciação pelo ser humano, gosto muito de estar no meio de gente. Isso me levou à arquitetura vibracional, que olha o cliente de uma forma holística – o ambiente não pode ser apenas belo e funcional, ele precisa contribuir para a saúde emocional e espiritual das pessoas. A partir daí comecei a estudar o poder energético das pedras, cristais e plantas na montagem de um projeto. É na arquitetura vibracional, ajudando a construir histórias de felicidade, que eu me realizo também como ser humano.
Como os clientes estão recebendo o Manual de Excelência Rômulo Pegoretti?
Alguns me dizem que esperavam receber a planta baixa da obra ou uma perspectiva convencional – um desenho simples da obra com algum movimento. Quando eu os convido a fazer uma viagem em sua residência no futuro, através da animação 3D de alto realismo, percebo que eles se emocionam muito. A beleza da animação faz com que eles se transportem para o ambiente onde vão morar um dia. Já o detalhamento técnico da obra assegura ao cliente a tranquilidade quanto ao resultado final, isso sem falar do lucro que advém da eliminação de erros durante a obra. Eu acredito nisso: quando a gente cuida bem dos sonhos das pessoas, a vida cuida bem da gente também.
Abra a câmera do seu celular e aponte para este QR Code, aumente o som e conheça mais detalhes desse apartamento