Tecnologia
“Se a gente não colocar os dois pés na IA, a gente vai jogar muito dinheiro fora”, diz PhD
O presidente do Conselho Consultivo e um dos idealizadores do Base27, Wilson Calmon, deu as boas-vindas aos presentes e aproveitou para convidar a todos para se unirem ao maior hub de inovação.
Por: Redação em 29 de maio de 2023
Juan Pablo Boeira
Reunindo mais de 160 líderes de empresas capixabas e nacionais, o conecta.ceo foi um sucesso! Os temas inteligência artificial (IA) e a economia mundial e nacional dominaram as discussões, trazendo a oportunidade de muito conhecimento aos participantes. Unindo as duas vertentes em foco, o pós-doutor em IA, Juan Pablo Boeira, afirmou que “se a gente não colocar os dois pés na IA, a gente vai jogar muito dinheiro fora”.
O presidente do Conselho Consultivo e um dos idealizadores do Base27, Wilson Calmon, deu as boas-vindas aos presentes e aproveitou para convidar a todos para se unirem ao maior hub de inovação do Espírito Santo. “O Base27 é um caminho para acelerar a inovação no Estado”.
Zeina Latif, doutora em Economia, ex-economista-chefe da XP Investimentos e ex-secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, abriu o conecta.ceo falando sobre a economia mundial. “O quadro econômico internacional está complexo, mas não necessariamente ruim para o Brasil. Há alta relação entre os países mundo afora, mas existe um ciclo bem definido, com crescimento e desaceleração. Há motivos para a gente acreditar que esse é um ciclo de acomodação que passamos agora, mesmo assim é um ciclo econômico importante. O comércio mundial segue resiliente com crescimento do setor de serviços”.
Zeina também abordou questões como a inflação mundial, política fiscal, indústria e educação, mostrando que todos os pontos dependem de muitos esforços para evoluir.
Em seguida, o CEO da AAA Inovação e pós-doutor em inteligência artificial, Juan Pablo Boeira, apresentou diversas novidades sobre IA, indicando que esse é um caminho importante a ser trilhado por todos. “Se a gente não colocar os dois pés na IA, a gente estará jogando muito dinheiro fora. Esse é um hype que está todos os dias nas nossas vidas, é o tema mais falado no mundo atualmente. Estamos vivendo um verdadeiro frenesi em relação ao Chat gpt. A inteligência artificial impacta o futuro o tempo todo, e o futuro é daqui a 5 minutos”.
Boeira deu um panorama do que é e onde está sendo usada a IA e indicou algumas de suas aplicações no dia a dia. Além disso, o profissional afirmou que a superinteligência (uma IA mais evoluída) vai substituir o ser humano. “Mas calma! Ninguém vai perder o emprego para ela porque nós humanos não estamos preparados para ficarmos obsoletos. O profissional que souber usar a inteligência artificial sai na frente. E a questão não é proteger os empregos, mas proteger as pessoas. Mas como? Aprendendo a usar a IA”.
Zeina Latif