Turismo
Sebrae/ES coloca Espírito Santo na rota do turismo nacional
Impulsionado pela necessidade de uma nova matriz econômica, o Espírito Santo vive um momento histórico de investimentos no turismo em 2024
Por: Redação em 6 de novembro de 2024
Impulsionado pela necessidade de uma nova matriz econômica, o Espírito Santo vive um momento histórico de investimentos no turismo em 2024. Parcerias estratégicas entre instituições, governo e municípios estão tirando importantes iniciativas do papel. Um exemplo é o Sebrae/ES, que deve investir R$ 50 milhões para programas de capacitação de micro e pequenas empresas do setor turístico nos próximos três anos.
Além desses investimentos, o Sebrae/ES está apostando em novos projetos de fomento ao turismo que estão tomando forma em duas regiões de destaque: Venda Nova do Imigrante, conhecida como a capital nacional do agroturismo, e Pancas, que desponta com o maior Circuito de Tirolesa da América Latina.
“O estado capixaba tem grande potencial para oferecer produtos de turismo de experiência e aventura, especialmente nesses municípios, conhecidos pela cultura, gastronomia e paisagens naturais”, afirma Renata Vescovi, gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.
Em Venda Nova do Imigrante, o Complexo Turístico de Pindobas está se consolidando como um dos principais destinos de turismo de experiência. O local abriga a sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, inaugurada em setembro durante a RuralturES, e voltada para empreendedores que desejam desenvolver negócios no segmento de turismo de experiência.
“Com a nova sede do Polo, esperamos impulsionar a economia local, fortalecendo iniciativas que ofereçam experiências únicas aos visitantes, conectando-os ao agroturismo e à cultura da imigração italiana”, explicou Renata.
O Complexo Turístico de Pindobas é parte do Distrito Turístico de Pindobas, que está em fase de implantação. A região que compõe o distrito já engloba cerca de 20 empreendimentos prontos para serem visitados como a Fazenda Carnielli, Sítio Jabuticabeira, Vinícola Tonole, Queijaria Inês, Agroturismo Família Brioschi, Família Busato Agroturismo, Pousada Bela Aurora, Cervejaria Aurora, entre outros.
Experiência imersiva
Outra atração com a marca do Sebrae/ES é a Casa Nostra, primeiro produto entregue pelo Polo Sebrae de Turismo de Experiência, e que oferece aos visitantes uma imersão nas tradições das antigas casas de imigrantes italianos. O espaço recria fielmente o ambiente de uma casa típica, onde é possível interagir com objetos históricos e participar de atividades como amassar pão, mexer polenta e preparar biscoitos, proporcionando uma vivência autêntica da cultura italiana. Mais informações sobre ingressos e horários podem ser conferidas através deste link.
Balonismo e aventura
No Noroeste do estado, Pancas está se consolidando como um dos grandes destinos de esportes radicais do Espírito Santo, impulsionada por suas montanhas e paisagens deslumbrantes. A construção do maior circuito de tirolesa da América Latina deve atrair um número cada vez maior de turistas interessados em aventura e ecoturismo. No último dia 9 de outubro, o Sebrae/ES realizou o 1º Seminário de Investidores no Mirante da Tirolesa. Mais de 150 pessoas, entre empresários e possíveis investidores, participaram do encontro, onde foram apresentadas oportunidades para investimento em 16 lotes próximos à chegada da tirolesa. Pousadas, restaurantes, cafeterias, cervejarias e atrações de aventura, como balonismo, parapente, quadriciclos e paratrike, fazem parte do amplo leque de investimentos que podem ganhar espaço na região. “O evento proporcionou um panorama das atrações já em andamento, como o Circuito de Tirolesa, o Festival de Balonismo e o Café Pomerano, que têm movimentado a economia local e ajudado a resgatar tradições culturais. Nossa intenção é que os investidores percebam não apenas o potencial financeiro, mas também a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, destacou Carla Bortolozzo, gerente da regional Central do Sebrae/ES.
Nova fase para o turismo no ES
Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, as novas atrações em Venda Nova do Imigrante e Pancas representam o início de uma nova fase para o turismo no Espírito Santo, que tem potencial para se destacar como um dos principais destinos do Brasil nos próximos anos.
“O turismo é uma atividade transversal, multissetorial, com grande capacidade de transformar territórios. O Sebrae/ES, em parceria com outras instituições, prefeituras e o governo, está trabalhando para colocar o Espírito Santo, de forma definitiva, no mapa dos melhores destinos turísticos do país.”