Saúde

Secretaria de saúde promove Dia D do Setembro Amarelo nesta sexta-feira (10)

Durante a ação, profissionais da saúde realizarão o acolhimento de pessoas em situação de risco, oferecendo um espaço de escuta. Também haverá encaminhamento, quando necessário, para os serviços de saúde mental do município.

Por: Redação em 9 de setembro de 2021

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, nesta sexta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoverá o Dia D da campanha Setembro Amarelo, na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde).

Durante a ação, que ocorrerá das 8h às 15h, profissionais da saúde realizarão o acolhimento de pessoas em situação de risco, oferecendo um espaço de escuta. Também haverá encaminhamento, quando necessário, para os serviços de saúde mental do município, como acompanhamento psicológico.

Outra atividade será a exposição de materiais sobre saúde mental, com o objetivo de conscientizar a população sobre como identificar e ajudar uma pessoa com comportamentos suicidas.

Neste mesmo dia, as equipes do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) estarão presentes nas ruas dos bairros Nova Brasília e Centro, expondo material sobre o tema da campanha e orientando a população quantos aos serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outras ações alusivas ao Setembro Amarelo

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município também participam da campanha. Ações de abordagens, café da manhã, encaminhamentos para atendimentos psicológico e palestras sobre automedicação, depressão, cuidados com a saúde mental e prevenção do suicídio serão algumas das ações promovidas – confira a programação.

“É importante que a população participe dos eventos dessa campanha, realizados pela gestão municipal. Estamos com várias ações de conscientização, com o intuito de mostrar às pessoas a importância de cuidar de sua saúde mental. Esse é um tema que merece muita atenção, para que possamos evitar perdas de vidas, por meio do suicídio”, frisou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Disque 188

No País, o Disque 188 está disponível 24 horas todos os dias de forma gratuita. Quem ligar pode conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), com respeito e anonimato. Os voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.