Saúde

Sicoob Credirochas ajuda mulheres com o projeto “Prevenir Mulher”

Sempre em parceria com os municípios onde atua, a iniciativa é realizada no mês de outubro e, até hoje, já ajudou centenas de pessoas a ter o diagnóstico antecipado do câncer, dando rápido início ao tratamento.

Por: Redação em 25 de outubro de 2020

“Carinho” e “Obrigada, Sicoob Credirochas” foram as palavras mais ditas pelas participantes que aderiram ao projeto “Prevenir Mulher”. Realizado há 10 anos pelo Sicoob Credirochas, a ação teve como objetivo dar oportunidade para mulheres de baixa renda realizarem, de forma totalmente gratuita, o exame de mamografia, podendo, assim, obter informações preventivas sobre o câncer de mama direto do médico oncologista de confiança.

A doença é mais incidente em mulheres e muitos fatores são decisivos para essa estatística, como o pouco acesso a dados de qualidade e a serviços de saúde que possam antever o diagnóstico. “Sabemos da gravidade que o câncer de mama representa para as pessoas do sexo feminino. Por conta disso, o Sicoob Credirochas criou esse projeto social com a intenção de informar, ajudar e dar a oportunidade para que elas possam, além de se cuidar, entender um pouquinho mais sobre o assunto”, diz o presidente do Sicoob Credirochas, Tales Machado.

Sempre em parceria com os municípios onde atua, a iniciativa é realizada no mês de outubro e, até hoje, já ajudou centenas de pessoas a ter o diagnóstico antecipado do câncer, dando rápido início ao tratamento. Sandala Maria, que participa do projeto desde 2016, relata, com os olhos cheios de lágrimas e com o coração amolecido, que, se não fosse pela ação, nunca teria descoberto seu nódulo. Para ela, “o projeto ‘Prevenir Mulher’ veio para dar amparo às carentes e desassistidas. Hoje, devido ao projeto, consegui descobrir o tumor e já estou na metade do tratamento.

Sandala Maria

Maria da Penha Altoé

 

Outra vencedora nessa árdua batalha é Maria da Penha Altoé, que foi diagnosticada no ano de 2017. Emocionada, ela acrescenta, também, sobre a importância de nunca desistir ao longo da intervenção terapêutica. “É preciso perseverar para fazer o exame de mamografia todos os anos, já que o movimento representa um fiel compromisso com o bem-estar físico e emocional de todas. Entretanto, para chegar até o fim e ser uma vencedora, necessitamos ter fé, aceitar e viver todas as partes da metodologia, com total gratidão pela vida e pela existência do Sicoob Credirochas”, conta sorrindo.

Motivo de alegria e orgulho para os membros da cooperativa, o Sicoob Credirochas entende a importância de realizar esse tipo de ação em prol daqueles que precisam. “Por meio do cooperativismo, devolvemos para a sociedade o carinho e a atenção que ela também nos dá. Observar a satisfação e o reconhecimento dessas mulheres pela existência do projeto não tem preço”, finaliza Tales Machado. Esse ano, 119 mulheres participaram da segunda fase: todas já estão tomando os cuidados necessários para continuar bem, com muita saúde e alegria de viver.